Atividades em comemoração aos 71 anos do Colégio Naval seguem até setembro em Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS
Aconteceu na quinta-feira, dia 11, a cerimônia de abertura da programação das comemorações dos 71 anos do Colégio Naval, na sede da instituição, celebrado no dia 15 de agosto. A solene celebração contou com a presença dos secretários Douglas Ferreira Barbosa, Paulo Fortunato, Eduardo Barbosa e André Pimenta, representando o prefeito da cidade. As atividades seguem até o próximo dia 17 de setembro.
Neste sábado, dia 13, haverá a corrida Rústica Terrestre, às 8h30min. Durante o dia, haverá exposições militares, atividades socioeducativas e a 41ª ExpoArte. Já no domingo, está programada uma missa de ação de graças, na parte da manhã. Para segunda-feira, dia 15, a partir das 17h30min, estaá programada Live Comemorativa do aniversário do Colégio Naval. A programação segue no domingo, 21, ás 8h30min com a Regata de Canoagem, sábado, 27, 9 horas, – Regata Circuito do Poder Marítimo de Remo em Escaler, dia 10 de setembro, às 12 horas, haverá a largada da 42ª Regata do Colégio Naval e dia 17, às 8h30min, haverá a largada da Regata Ecológica.
RENOMADA DA INSTITUIÇÃO
O secretário de Planejamento e Parcerias, André Pimenta, destacou que são 71 anos dessa renomada da instituição de grande importância para o país na formação de oficiais da Marinha. Há um trabalho fantástico e uma relação muito positiva entre o Governo Municipal e o Colégio Naval. “A instituição tem um papel importantíssimo na inovação e na construção sólida de um país mais estruturado”, destacou, lembrando que, para a comemorar a data, a instituição preparou uma programação de atividades voltadas para o desenvolvimento da mentalidade marítima, com competições esportivas, cívico-sociais e culturais, que integram a tripulação do Colégio Naval, seus alunos e a sociedade local. A programação festiva, que teve início no dia 6 com a prova de natação Rústica Natatória, irá acontecer entre agosto e setembro.
O comandante do Colégio Naval, capitão de mar e guerra Poppius, declarou que falara da instituição sem falar da cidade de Angra é impensável. Disse que a Marinha do Brasil está presente em Angra dos Reis desde 1914, antes mesmo da criação do Colégio Naval, em 1951. “O nosso principal diferencial aqui é ensinar aos nossos jovens os valores que são cultuados pela nossa Marinha. É com muita satisfação que eu compartilho a data de hoje com todos os angrenses. Um feliz aniversário ao Colégio Naval”, destacou
MOTIVO DE MUITA ALEGRIA E MUITA HONRA
O vice-almirante Chaves, diretor de Ensino da Marinha, ressaltou que, é um motivo de muita alegria e muita honra estar em Angra dos Reis comemorando os 71 anos de criação do Colégio Naval. Disse ainda que, a instituição tem uma importância muito grande para a Marinha e para o país, principalmente pelos valores e pela formação que transmite aos jovens que cursam e, a partir do ano que vem, às meninas que também cursarão. “O Colégio Naval é um marco para a cidade de Angra dos Reis, com toda a sua tradição e força”, comentou Chaves.
O Colégio Naval foi estabelecido em 15 de agosto de 1951, na Enseada Batista das Neves, em Angra dos Reis. A instituição, tradicionalmente chamada de “Esperança da Armada”, é responsável por ministrar o curso de Preparação de Aspirantes, onde são ensinadas tanto as disciplinas do ensino médio como as de caráter profissional-naval.