Arco Viário do Sul Fluminense será viabilizado pelo Governo do Estado

0

AGULHAS NEGRAS

A primeira reunião do grupo de trabalho criado pelo Governo do Estado para tratar da retomada dos investimentos no setor automotivo do Estado do Rio de Janeiro debateu a construção do Arco Viário Sul Fluminense. O grupo foi criado após encontro intermediado pelo deputado estadual Noel de Carvalho (PSDB), em janeiro, entre o governador Cláudio Castro e membros do Cluster Automotivo do Sul Fluminense. A reunião aconteceu na quinta-feira, dia10, com a participação do deputado, de representantes da Secretaria de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, e do Cluster Automotivo.

Nova reunião para debater o tema será agendada com o Cluster Automotivo-Divulgação

O deputado Noel de Carvalho disse que a reunião de trabalho foi muito produtiva. “O secretário Vinicius Farah colocou toda a estrutura da secretaria à disposição para ouvir e tentar viabilizar as demandas das indústrias automotivas”, afirmou Noel de Carvalho. O parlamentar ainda contou que uma nova reunião será agendada com representantes do Cluster, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para debater a agilização do licenciamento das obras do Arco Viário.
O presidente do Cluster Automotivo, Itamar de Souza, explicou que as obras previstas no Arco Viário são extremamente importantes para acabar com a dependência das indústrias pela Via Dutra como principal estrada de ligação da região. “Hoje temos total dependência da Dutra, o que dificulta a ligação entre as empresas. Precisamos de vias alternativas. Quando ocorrem acidentes na Dutra as entregas de peças pelos fornecedores ficam comprometidas, assim como o acesso dos trabalhadores às empresas”, afirmou Itamar.
Para o secretário Vinicius Farah, a criação do grupo de trabalho foi feita em um momento oportuno para viabilizar as demandas do setor automotivo. “O Estado do Rio vive um momento único, com a união do Executivo e do Legislativo para buscar o desenvolvimento econômico e social”, afirmou Farah.
ARCO VIÁRIO PREVÊ NOVAS VIAS E PONTES
O principal objetivo do Arco Viário Sul Fluminense é oferecer vias alternativas à rodovia Presidente Dutra para circulação de veículos leves e pesados entre os polos industriais de Itatiaia, Resende e Porto Real. O projeto prevê a construção de novas pontes e vias de ligação entre os polos industriais, além de melhorias em ruas e estradas já existentes.
Uma das principais obras é a construção da ponte que ligará os polos de Resende e Porto Real, onde estão instaladas as fábricas da Nissan, da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da Stellantis.

Além da ponte, o projeto prevê ainda a construção de uma Via de Contorno para a Nissan e melhorias, ampliação e duplicação do trecho de interligação com a Avenida Renato Monteiro. Também estão previstos o recapeamento e a duplicação de 11 quilômetros da estrada de acesso às fábricas da Volkswagen e Stellantis, com construção de uma ciclovia paralela.

Deixe um Comentário