Angra dos Reis participa da Bienal do Livro 2023

0

ANGRA DOS REIS
No ano em que a Bienal do Livro celebra seus 40 anos, a Secretaria de Educação, Juventude e Inovação da prefeitura marcará presença no evento com a ida de 4.301 alunos e 1.251 professores da rede pública municipal de ensino. Angra dos Reis, segundo a administração municipal, será a única cidade do interior do estado do Rio que participará com estande próprio na Bienal do Livro, que acontecerá entre 1º e 10 de setembro, no Riocentro.
“Esse evento é mais uma ação inédita da prefeitura para a melhoria dos seus resultados educacionais. É um investimento nos alunos e nos profissionais do magistério. Possui como objetivo estimulá-los a alcançarem maiores possibilidades de desenvolvimento pessoal, profissional e pedagógico”, comentou Paulo Fortunato, Secretário de Educação, Juventude e Inovação.

A secretaria vai disponibilizar 156 ônibus para conduzir 4.301 alunos do 5º e 9º anos das escolas municipais regulares e todos os estudantes da modalidade EJA, da UTD-Altas Habilidades e da Escola Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, que irão à bienal nos dias 1º, 4, 5 e 6 de setembro. Também serão contemplados 1.251 professores da rede, com a oferta de transporte para ida ao evento nos dias 2, 3, 7, 8, 9 e 10 de setembro.

Cada estudante receberá um cartão no valor de R$ 200 para ser usado para aquisição de livros durante a bienal. Já os docentes receberão um voucher de R$ 1.000, utilizável por meio de um aplicativo de compras. ‘Optamos por neste momento levar os estudantes de 5º e 9º ano de escolaridade, que são as séries concluintes das etapas do ensino fundamental: anos iniciais e anos finais. Esses estudantes participarão da avaliação Saeb, que é parte do processo de constituição do Ideb da rede de ensino. Eles passarão por essa metodologia de estímulo e de incentivo, fundamental para a consolidação dos desenvolvimentos de consciência leitora’, explicou Paulo Fortunato.
A programação do estande da secretaria durante os dez dias de evento contará com roda de conversas com temas relacionados ao processo educativo, jogos do Programa MenteInovadora, oficinas e vivências da educação especial voltadas para acessibilidade e tecnologias, contação de histórias com livros infantis de autores da nossa cidade, exposição “Janelas do Patrimônio Histórico de Angra dos Reis” com a professora Ana Maris, além de exposição de revistas interativas e de outros materiais produzidos pela SEJIN.

Deixe um Comentário