Angra dos Reis define nova flexibilização para os visitantes

0

ANGRA DOS REIS

Integrantes do trade turístico de Angra dos Reis e profissionais da área debateram na segunda-feira, 31, em reuniões no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, a modalidade de turismo ‘day use‘, aquela onde o visitante permanece na cidade apenas durante um dia, geralmente da manhã até o fim da tarde. Nesse intervalo, as praias são os principais atrativos e portanto o governo estuda a flexibilização relacionada à capacidade de lotação de lanchas, táxi boats e barcos da Associação de Barqueiros, que serão liberadas a partir desta quarta-feira, dia 2.

O day use estava paralisado no município por conta da pandemia do coronavírus. Com os resultados positivos quanto ao retorno gradual e responsável das atividades turísticas, ela será novamente liberada. Em paralelo à decisão, que será publicada nesta quarta-feira em decreto no Boletim Oficial do Município, os veículos automotivos de fretamento turístico passarão a trabalhar com 100% da capacidade, e não estarão mais liberados apenas para meios de hospedagem.

A reunião do trade turístico foi realizada no dia 31

VEÍCULOS NÁUTICOS

Sobre os veículos náuticos, ficou decidido que lanchas, táxi boats e barcos da Associação de Barqueiros também serão flexibilizados, e agora, poderão operar com 80% da capacidade, e não mais 50%. A prefeitura afirma que esta era uma reivindicação da Associação de Lanchas do Abraão e do Convention & Visitors Bureau. As escunas e demais embarcações continuam funcionando com a capacidade máxima de 50%.

O processo relacionado à flexibilização segue baseado na situação da cidade em relação à pandemia e na segurança dos moradores, profissionais da área e turistas. Ao final da reunião, os participantes deixaram pré-agendado um novo encontro para o dia 20, com a intenção de avaliar as mudanças relacionados à área, a serem publicadas no decreto do dia 2.

PROTOCOLO DE TURISMO

No dia 31 de julho, a Fundação de Turismo Angra dos Reis (TurisAngra), lançou o protocolo de retorno das atividades turísticas no município. O documento foi elaborado em um trabalho em conjunto efetuado por uma comissão de representantes de entidades do turismo, do Conselho Municipal de Turismo e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Ilha Grande e de Saúde – Vigilância Sanitária.

O protocolo tem o objetivo de nortear o trade turístico com medidas e orientações relacionadas ao retorno das atividades profissionais da área na cidade, tendo sido formatado com orientações da Vigilância Sanitária, segmentos do setor turístico do município e exemplos de outros destinos turísticos do Brasil e do mundo. O protocolo pode ser lido na íntegra no site http://angra.rj.gov.br/novoturismo/. Nele, profissionais do setor têm acesso a todas as diretrizes do turismo em Angra e de regras referentes à segurança deles e dos turistas que visitam a cidade. Criado para ser utilizado no primeiro momento da reabertura, o documento é atualizado de acordo com o cenário da pandemia na cidade.

Deixe um Comentário