Aman realiza a 58ª edição da Regada da Engenharia nesta sexta-feira em Resende

0

RESENDE

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) promove nesta sexta-feira, da 1º, a 58º Regata da Engenharia, nas águas do Rio Paraíba do Sul. Este ano, a atividade vai reunir uma equipe de cada Curso da Aman, entre eles, o Básico, Engenharia, Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Comunicações, Intendência e Material Bélico, com a participação da família acadêmica e comunidade resendense. O evento será às 15 horas, nas águas do Rio Paraíba do Sul, no trecho em frente à sede do campus Resende do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (UFRJ), na Rua Prefeito Botafogo, no bairro Comercial – antiga sede do GSSAN.

O exercício integra a programação da Semana da Engenharia, realizada em abril em homenagem ao patrono da Arma Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, patrono da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro. “Este ano, a competição completa 59 anos de criação, sendo realizadas 58 edições, com uma pausa, em 2020, por conta da pandemia da Covid-19”, informa a Seção de Comunicação da Aman.

Durante a regata, cadetes realizam diversas provas nas pontes do Centro da cidade-Divulgação Aman

De acordo com a Aman, a Regata da Engenharia é uma prova de navegação a remo em que os participantes, divididos em equipes embarcadas, precisam concluir seis tarefas em vários pontos às margens do rio Paraíba. Dentre as tarelas, rosquear parafusos, fincar estacas, serrar toras de madeira, “escalar” a Ponte Nilo Peçanha, a Ponte Velha, no Centro da cidade, com o uso de corda, e atravessar o vão central da Ponte Tácito Vianna Rodrigues, onde terão que buscar senhas a serem entregues aos juízes da prova. “As seis oficinas vão exigir habilidade, rapidez e, ao mesmo tempo, meticulosidade dos competidores. Serão realizadas três largadas/competições. A largada do Curso Básico;  do 2º ano do Curso de Engenharia e a dos demais cursos”, informa a Seção de Comunicação, destacando que ao todo estarão envolvidos na Regada da Engenharia 154 cadetes das 14 equipes.

A equipe que cumprir todos os desafios em menor tempo vencerá a competição. A premiação ocorre com medalhas e, no caso da equipe campeã do curso Básico, será entregue o Chapéu do Bandeirante, símbolo importante da arma e que foi utilizado pela tropa da Força Expedicionária Brasileira.

A regata acontece anualmente e por reunir dezenas de militares em atividade no Rio Paraíba e pontes do centro da cidade, atraem a atenção de muitos expectadores. Devido ao evento, o fluxo de veículos pela Avenida Prefeito Botafogo geralmente é interditado.

Deixe um Comentário