Alunos do curso de Robótica da Faetec criam semáforos com acessibilidade

0

BARRA DO PIRAÍ

Com o objetivo de facilitar a vida das pessoas com deficiência visual, locomotiva e motora os alunos do curso de Introdução à Robótica da Faetec realizaram o projeto de um semáforo com acessibilidade.

O objetivo é diminuir o tempo do sinal vermelho para o verde. A proposta visa facilitar a locomoção da pessoa com deficiência e cruzar a faixa de pedestres com segurança. Durante um mês, 12 alunos se dividiram em três grupos para a criação do projeto de conclusão do curso.

Os alunos se dividiram entre programação e montagem da maquete. Cada grupo criou um semáforo com acessibilidade utilizando a placa de programação arduino, que é um dispositivo eletrônico de hardware livre. Além disso, foram utilizados botões nas laterais que acionam um toque indicando o sinal livre para o deficiente visual.

Para a criação do projeto, foram utilizados: placa arduino, protoboard, cabos, leds, resistores, botões e a buzina para a parte elétrica e de programação. Para a realização da maquete foram utilizados materiais recicláveis como caixa de sapato, canaletas, papelão, papel, fita isolante, cola quente, fita crepe e palitos de picolé.

Um dos alunos mais motivados foi Leandro Calixto Ayrton, de 28 anos, que estuda na Rede Faetec há mais de dez anos. Ele começou pelos cursos básicos de Informática I e II até chegar ao curso de Introdução à Robótica. Leandro destacou que a área de tecnologia é um grande mercado e saber programar elementos simples fará a diferença em seu perfil profissional. O aluno garantiu que a prática do projeto lhe assegurou uma nova oportunidade de conhecimento. “Foi um privilégio participar ativamente de um projeto voltado à inclusão e facilitação da vida de pessoas com deficiência no trânsito, especificamente voltado para pedestres nos sinais, porque muitas pessoas com deficiência evitam sair de casa por não se sentirem seguras nas ruas. E com esse projeto trazemos segurança a elas”, afirmou Ayrton.

A orientadora do projeto, professora Olga Maria de Almeida, disse que após pesquisas e levantamentos de dados, os alunos partiram para a prática, desenharam todo o projeto e iniciaram a realização das maquetes. “Eu me surpreendi muito com o engajamento deles. Ver o aluno criar em cima do conteúdo ministrado em sala de aula é muito gratificante. O projeto fez com que o aluno una o conceito à realidade. Pude avaliar que eles aprenderam todos os dispositivos trabalhados durante o curso” ressaltou Almeida.

Segundo a professora, após a conclusão do curso, a proposta da unidade é oferecer uma nova turma de Robótica Avançada para que os alunos possam continuar os estudos aprofundados com a resolução de projetos mais avançados.

O presidente da Faetec, Romulo Massacesi, destacou a importância do fomento a criatividade e por em prática tudo que se aprende em sala de aula. “O projeto do curso de Introdução à Robótica só nos mostra a quantidade de talentos que temos na Rede Faetec. Quero parabenizar todos os alunos e professores que lutam por um ensino de qualidade, com esses casos de sucesso que engrandecem a instituição”, disse Massacesi.

Inscrições abertas

Interessados pelo assunto e em entender mais sobre a construção e utilização de robôs, a Faetec de Barra do Piraí está com as inscrições abertas para o curso gratuito de Introdução à Robótica. São 20 vagas e a modalidade tem duração de dez semanas. As inscrições podem ser feitas no site da Rede, através do link https://bit.ly/22gGCfp, até quinta-feira.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !