Ações em asilo e no Centro do Idoso movimentam dia da terceira idade

0

BARRA MANSA

A manhã de ontem foi de muito carinho e atenção às pessoas da terceira idade do município. Idosos do Asilo Vicentina, no bairro Ano Bom, participaram do projeto ‘Cuidar’. Já no Centro do Idoso, cerca de cem pessoas participaram de um café da manhã em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1° de outubro.

Segundo informações da prefeitura, a Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), iniciou na manhã desta terça-feira, a ação, que contou com atendimentos de diversos médicos especialistas realizando exames laboratoriais, eletrocardiograma e serviços de higiene, como corte de cabelo e manicure. Também foram oferecidas coletas de sangue para exame, aula de ginástica laboral, atendimento com fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas, encaminhamento para exames mais complexos e passagem de sonda nasogástrica em uma paciente que estava com dificuldade de deglutição oral.

“Esse é o desejo da secretaria de proporcionar melhores condições de saúde a todos. Nesse projeto, o objetivo não é acolher, mas ofertar uma saúde de qualidade”, salientou o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes.

O diretor conselheiro da Santa Casa e gestor da UPA Barra Mansa, Rafael Teixeira, destacou a importância do serviço para a manutenção da saúde no município. “A presença dos médicos atendendo os idosos previne a internação. Dessa forma, além de abrir novas vagas nos hospitais municipais, o projeto complementa o tratamento dos idosos no próprio asilo”.

Ao todo, cerca de 40 profissionais participaram do Dia D, entre eles as equipes multidisciplinares do SAD, do Centro do Idoso, do Centro de Especialidades Odontológicas, do Centro de Especialidades Médicas, Central de Ambulância, alunos e profissionais da Cruz Vermelha de Barra Mansa e voluntários, como barbeiros e manicures.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !