A sabedoria dos homens é loucura para Deus

0

Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes, pela loucura da pregação.

O homem tem de Deus a autonomia de realizar grandes proezas como as que temos visto nestes últimos séculos.

O avanço na ciência, na tecnologia, na medicina, nas descobertas da Astronomia. Coisas que ficamos surpresos com que nunca antes vimos.

A profundidade dos conhecimentos dos homens, têm os feitos orgulhosos prepotentes. Abandonando e ridicularizando a sabedoria Maior, a sabedoria de Deus.

Quando eles descobrem algo, se vangloriam e endurecem seus corações. Estão privados de entenderem que tudo o que o homem descobre, estão simplesmente palmilhando um caminho que já foi feito por Deus. Como um médico que abrindo um corpo, encontra todos os órgãos nos seus devidos posicionamentos, funcionando. Se tiverem que “consertar” algumas anomalias e doenças. Eles seguem pelo mesmo caminho que outros médicos descobriram e ensinaram. Mas tudo vem de Deus.

O grande problema é o atrevimento dos ditos sábios, deixando o caminho da sabedoria inventando coisas extravagantes, sem sentido, tremenda loucura, inconcebível. Como escreveu Paulo: Dizendo-se sábios tornaram-se loucos. Que depois de tomarem uma posição de destaque na medicina ou em qualquer ramo da ciência, vão contra os fundamentos. Como a Teoria da Evolução. Da Ideologia de gênero. Os experimentos dos nazistas e outras loucuras afrontando o racional.

Paulo ainda mostra que no meio cristão: Os sábios não se adaptam, não se submetem a simplicidade do evangelho. Mas Deus escolheu as coisas fracas, as que não são para confundir as que são. (I Coríntios 1.18-31; 3.18,19).

Isto porque toda sabedoria, toda ciência, toda habilidade, se descobre, se utiliza, se exalta; Mas é limitada; acabam-se aqui mesmo. Mas a sabedoria Maior vai além da capacidade e meta humana. João, o apostolo do Senhor Jesus escreveu: O mundo passa com suas concupiscências, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (I Jo 2.15). Salomão, no capitulo nove do seu livro do Eclesiastes, mostra que no mundo tudo é vaidade, é passageiro e depois, vamos aos mortos.

Então, a sabedoria e os conhecimentos humanos, nunca podem se coadunar com a sabedoria de Deus porque lhes parecem loucura. Paulo esclarece que o evangelho pregado por Cristo e propagado por seus apóstolos, é loucura para os que estão arraigados nas ideologias puramente carnais. Nunca alcançarão a sabedoria divina. Perecerão. Mas, para os crentes, é o maravilhoso poder de Deus para salvação de todo aquele que crer e se render a sabedoria Maior.

Os ensinos de Cristo e do seu evangelho, sempre foram na base da simplicidade, tendo como objetivo principal, o espiritual, a glória do Pai celestial. Porque a “loucura” de Deus é mais sábia do que a sabedoria dos homens. (I Coríntios 1.)

Pr José Edson

Assembleia de Deus

Av. Pres. Kennedy 1502 – Barra Mansa- RJ

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !