Parque Nacional do Itatiaia registra – 5,4ºC nesta segunda-feira

0

ITATIAIA

O inverno ainda não começou – só inicia no próximo dia 21 de junho- e a temperatura no Parque Nacional do Itatiaia, foi a menor registrada este ano em todo o Brasil. Na madrugada de segunda-feira, dia 27, os termômetros atingiram a casa de -5,4ºC. Esta temperatura foi registrada por volta das 5 horas, na Estação Climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica na parte ala do Parque a 2.452 metros de altitude. Com a temperatura negativa, a vegetação ficou com uma fina camada de gelo, proporcionando um visual único para os turistas e funcionários da reserva ambiental que estavam na localidade. Esta foi a segunda menor temperatura registrada pelos termômetros do Parque Nacional do Itatiaia este ano. No último domingo, dia 25, os termômetros marcaram -5,2ºC o que também provocou geada no local.

Segundo informações de agentes do Parque Nacional do Itatiaia, esta temperatura não foi a menor neste ano registrada no país, uma vez que no dia 09 d abril os termômetros marcaram em 0,2 na cidade de Urupema, em Santa Catarina e no dia 30 de abril, 0,3 em Bom Jardim da Serra, também neste Estado. No entanto, com o clima mais frio, o movimento na parte alta do Parque aumentos nos últimos dias. “Neste final de semana 500 pessoas visitaram a unidade de conservação ambiental. Nesta época do ano, o frio sempre contribui para o aumento de turistas. Ainda mais que nesta temperatura negativa, deixa o visual do Parque ainda mais atrativo, pois a vegetação e poças de águas ficam cobertas com uma fina camada de gelo. Com o sol, que costuma aparecer no período do final da manhã e a tarde, intensificando as cores e até formam pequenas esculturas com o gelo derretendo. As paisagens na parte alta do Parque ficam ainda mais exuberantes”, disse um agente, informando ainda que na madrugada desta segunda-feira, ocorreu uma pequena geada. “A temperatura poderá seguir com temperatura negativa ainda esta semana, uma vez que a previsão é de uma nova frente fria nos próximos dias”, comentou.

Temperatura foi registrada por volta das 5 horas desta segunda-feira, dia 27, na parte ala do Parque a 2.452 metros de altitude-Fábio Guimas

CONHEÇA UM POUCO DO PARQUE

O Parque possui vários atrativos tanto na parte alta quando na baixa. Na parte alta estão atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar. Já na parte baixa, encontram-se o lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Naturalo do Maromba, Cachoeira do Itaporani, Véu de Noiva e Três Picos.

Este foi o primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937.

Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais, onde ficam aproximadamente 60% de seu território. A Unidade está localizada entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, próximo à Rodovia Presidente Dutra, tendo como pólo econômico mais próximo a cidade de Resende. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600 a 2.791 m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d’água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque.

O horário de funcionamento é diferente para a parte baixa e parte alta do parque: Na parte baixa o horário para ingresso inicia-se às 8 horas, com permanência até às 17 horas. Nas cachoeiras do Complexo do Maromba a permanência é até às 16 horas. Em caso de chuva, as cachoeiras poderão ser interditadas a qualquer momento para a segurança do visitante, pois há riscos de cabeça d’água.

E na parte alta, o horário para ingresso é das 7 às 14 horas. A permanência estende-se até às 17 horas, impreterivelmente. (FONTE: site http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia)