44ª Festa dos Mineiros é atração em Resende nesse fim de semana

0

RESENDE

A Comunidade Eclesial Cristo Ressuscitado, que integra a Paróquia Santa Cecília, conduzida pelo padre Marcio Correa Mendes, organiza neste fim de semana, entre os dias 8 e 10, na Avenida Brasília, na Vila Julieta, a 44ª Festa dos Mineiros. O evento que integra o calendário oficial do município abre as celebrações do festejo junino na cidade, garantindo comida, shows, prêmios e muita diversão aos participantes, atrelado a uma programação religiosa.  A Festa dos Mineiros faz parte do calendário oficial de eventos de Resende. O nome remete às famílias oriundas do estado de Minas Gerais que residem na Avenida Governador Portela, conhecida como “Rua dos Mineiros”, na Vila Julieta e adjacências. Em 1974 o padre Leon e fazendeiros desta rua realizaram quermesse para auxiliar nas obras da futura igreja e desde então a festa se consolidou no município.

A Festa dos Mineiros passou a contar com a organização compartilhada entre a comunidade do Cristo Ressuscitado e adesão de outras paróquias e comunidades católicas do município, como a Sagrada Família, Santa Terezinha, Santa Cecília, São Bento Abade e Nossa Senhora Aparecida. O evento começa na sexta-feira, dia 8, sendo a abertura oficial a missa na Igreja do Cristo Ressuscitado, às 19 horas – em virtude da parceria entre as comunidades, nesta data não haverá missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Nova Liberdade). No sábado, dia 9, a missa no Cristo Ressuscitado será às 18 horas e no domingo, dia 10, no mesmo horário, porém com a advertência para a não realização da missa das 17 horas na comunidade Nossa Senhora Aparecida.

A festa conta com diversas barracas, como a tradicional pescaria para as crianças

A festa tem estrutura montada no interior da sede da Igreja do Cristo Ressuscitado e no entorno da igreja, oferece comida típica das festas juninas em suas diversas barracas, além do salão paroquial que será transformado em restaurante com venda de porções e caldos. Como ocorre anualmente, na Festa dos Mineiros haverá venda de doces, canjica, arroz doce, churrasquinho, feijão amigo, arroz carreteiro, cachorro quente, pastéis, pão com linguiça e doces, entre outros aperitivos sempre a preços populares. Haverá, ainda, barraca da víspora, brinquedos para crianças, barraca da pescaria e shows com artistas regionais. Com o lema “A festa da família resendense”, novamente a Festa dos Mineiros será realizada em horário limitado evitando ultrapassar a madrugada e os organizadores tendem a não incentivar as bebidas alcoólicas.

Em virtude da festa, o trânsito pela Avenida Brasília e Governador Portela, por exemplo, no quarteirão da Igreja do Cristo Ressuscitado, será alterado. Os motoristas devem redobrar a atenção para a sinalização que terá a supervisão e segurança da Guarda Municipal, junto da Polícia Militar.

AÇÃO ENTRE AMIGOS

Outra atração da Festa dos Mineiros é a venda da rifa da Ação entre Amigos, ao valor de R$ 25. O sorteio será através da extração da Loteria Federal do dia 7 de julho, com um único bilhete o participante concorre com dois números. O primeiro e o segundo prêmios são um carro zero quilômetro Fiat Mobi Easy, quatro portas; o terceiro prêmio será uma TV led de 42 polegadas, o quarto prêmio um laptop e o quinto prêmio um smartphone. Os bilhetes são vendidos por membros da comunidade católica durante a festa e na secretaria da Igreja do Cristo Ressuscitado, situada na Avenida Governador Portela – lateral da igreja.