Pinheiral amplia vacinação para crianças a partir dos cinco anos com comorbidades 

0

PINHEIRAL

Devido à baixa demanda pela vacinação de crianças de 10 e 11 anos com comorbidades iniciada ontem (segunda-feira, 17), a fim de dar agilidade à campanha e evitar a criação de estoques da vacina, a Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o público-alvo desta etapa para 05 anos.

Em função das poucas doses da vacina distribuídas ao município, a administração da vacina será centralizada na Unidade de Saúde da Família do bairro São Jorge, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15 horas. Posteriormente, após a entrega de nova remessa que deve acontecer ainda esta semana, todas as demais unidades também serão abastecidas e preparadas para imunização do público-alvo. Para receber a vacina é necessário que a criança esteja acompanhada do responsável legal e a apresentação de laudo médico indicando a comorbidade de acordo com a lista informada como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

“Já que não houve procura pela vacinação em crianças de 10 e 11 anos com comorbidades decidimos ampliar a faixa etária para 05 anos e dar agilidade necessária a esta etapa do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. No ato da vacinação a criança deve estar acompanhada do pai, mãe ou responsável legal e apresentar laudo médico indicando a comorbidade”, reforçou o secretário de Saúde, Everton Alvim.

CONFIRA A LISTA DE COMORBIDADES

Imunodeficiência primária grave, tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados em uso de drogas imunossupressoras, uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças autoinflamatórias, pacientes em hemodiálise, com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas ou vivendo com HIV/AIDS.

CENTRO DE TRIAGEM COM HORÁRIO AMPLIADO

Devido ao aumento do número casos da Covid-19 registrado na primeira quinzena desse mês na cidade como em todo o país, o Centro de Triagem da doença no município passou a funcionar até às 19 horas. A distribuição das fichas para atendimento se encerra às 18h. Até o momento, o centro recebia as fichas até às 16 horas. Além disso, agora duas médicas estão à disposição da população que procura pelo diagnóstico da doença.  O centro funciona na Rua Francisco Ribeiro de Abreu, em frente ao Pronto Socorro Municipal.

A Secretaria de Saúde reforça a necessidade da população evitar aglomeração, usar máscara, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel e manter o distanciamento social, mesmo após receber as vacinas contra a Covid-19.

Deixe um Comentário