Volta Redonda realiza edição da Rua de Lazer Especial sobre Direitos Humanos

0

VOLTA REDONDA

A Rua de Lazer marcou neste domingo, 16, no bairro Vila Santa Cecília, o início da programação para comemorar dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). As atividades foram coordenadas pela secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda (Smidh), com a parceria da secretaria municipal de Esporte e Lazer e de um grupo com 60 escoteiros da cidade.

Os escoteiros fizeram uma pesquisa de opinião pública para identificar se a população conhece os serviços prestados pela Smidh. Além disso, abordaram temas como os idosos e a proteção à mulher. No local também foi instalada a Árvore dos Desejos, para que a população deixasse o recado sobre o que quer para Volta Redonda na perspectiva dos direitos humanos.

O escotista do 53º Vigilantes da Acácia, Márcio André da Silveira, contou que a parceria foi produtiva. “Nosso grupo de escoteiros faz atividades  que de mutirão de ação comunitária para que façamos a diferença na comunidade. Esse ano a gente tinha na programação, fazer uma parceria com o poder público, e então surgiu essa oportunidade”, explicou Márcio.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Pena, contou que esse é só o primeiro evento em comemoração aos 70 anos da declaração e que a programação vai até dia 10 de dezembro. “São muitas ações que nós preparamos e a gente quer mostrar a importância da declaração e fazer isso de uma forma descontraída aqui na Rua de Lazer é muito bom. Essa parceria entre as secretaria traz muito fortalecimento aos eventos e vai ao encontro ao que orienta o prefeito Samuca”, disse Dayse.

Para Maria Paula Tavares, secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, o espaço é para ser utilizado por todos. “As Ruas de Lazer estão aí para serem ocupadas por ações de outras secretarias que desejam. Esse compartilhamento de ações faz aumentar o movimento e divulga o trabalho de outras instituições parceiras”, afirmou a secretária.

O movimento teve o apoio dos moradores. “Eu venho desde a primeira edição e gostei muito da iniciativa. Hoje, por exemplo, com o tempo fresco foi ótimo ter algum lugar perto para dar uma caminhada”, falou a moradora Helena Martins. Quem esteve no local pela primeira vez também aprovou a ação. “É muito interessante porque as pessoas têm um lugar para sair de casa, trazer as crianças para passear ou só dar uma volta”, disse Mariana Machado.

Deixe um Comentário