Volta Redonda: ingressos à venda para terceira edição do Festival ‘Poemúsica’

0

VOLTA REDONDA

O Festival ‘Poemúsica’, realizado pela Planetário Produções Culturais, através do edital Literatura Resiste RJ, será realizado nos dias 27 de setembro,18 e 25 de outubro, às 19 horas, no Teatro Gacemss II. Ingressos antecipados na bilheteria do teatro: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Gratuidades disponíveis para estudantes de escolas públicas de Volta Redonda, universitários de Letras das faculdades de Volta Redonda e região Médio Paraíba, poetas e escritores da Academia Volta-redondense de Letras (AVL) e sócios do Gacemss. Informações na bilheteria do teatro – telefone (24) 3343-1770.

O Poemúsica versa sobre a poesia e alguns de seus desdobramentos. Propõe-se a pesquisar a fronteira e a interseção entre o que é a poesia do poema/livro e a da letra de canção. Procura ampliar a conversa literária para além das páginas impressas, apresentando- a também pelo viés da canção popular. Ou seja, a poesia encontrada em livros, poemas, canções, poetas e letristas é o assunto principal do projeto.

Com um elenco antietarista composto por mulheres e pessoas LGBTQIA+ e pretas. Artistas, poetas, jornalistas apresentam visões sobre a poesia e a literatura moderna e contemporânea, autoral e negra. Seis poetas membros da AVL (Academia Volta-redondense de Letras) também integram o Poemúsica. Para este primeiro encontro, que acontece na próxima quarta-feira, 27 de setembro, a programação do Festival Poemúsica conta com Poesia autoral com membros da AVL, Performance autoral com Tom Grito e a Leitura do conto “À procura de uma dignidade”, de Clarice Lispector, com Sandra Pêra – inédito presencialmente.

CONVIDADOS

‘Tom grito’: Poeta, homem trans não-binárie. Dedica-se à poesia falada (spoken word/ poetry slam) e às microrrevoluções político- sociais onde a poesia incinera, afaga, afeta e transforma. É um dos fundadores do Slam das Minas RJ e representou o Brasil no campeonato internacional Rio Poetry Slam que acontece na Festa Literária das Periferias (FLUP). Em 2018, realizou oficinas para a Rede SESC Nacional de Ensino e participou do do circuito SESC Arte da Palavra. Em 2019 lança seu primeiro livro “Antes que seja tarde: para se falar de poesia” (Ed. Malê) e segue fazendo de sua poesia, luta e sobrevivência. Essa história é mostrada com o corpo, com a voz, com a palavra, nesta apresentação especialmente talhada para o Poemúsica.

‘Sandra Pêra’: A atriz, diretora, cantora e compositora Sandra Pêra apresenta a leitura de um emblemático conto de Clarice Lispector, a escritora brasileira mais traduzida em todo o mundo, e a de maior reconhecimento, que dispensa apresentações. A pedido do Poemúsica, a artista faz uma leitura aberta ao público, deste texto que foi recentemente encenado sob a direção de Ana Beatriz Nogueira em elogiada performance. A força da palavra de Clarice Lispector e a provocação / o estranhamento proposto por suas inusitadas personagens permanecem intactas mesmo após quase cinco décadas de seu falecimento. Conto originalmente publicado em 1975, no livro “Onde estivestes de noite”. Inédito presencialmente.

Deixe um Comentário