Visconde de Mauá registra 80% de ocupação na rede hoteleira

0

AGULHAS NEGRAS

A previsão do tempo é de frio recorde e chuva para o fim de semana, fatores que proporcionam aos amantes das baixas temperaturas curtirem o ambiente próximo da natureza. No alto da Serra da Mantiqueira com aproximadamente 1.200 metros de altitude perante o nível do mar, a região de Visconde de Mauá é um dos principais atrativos aos turistas.

O fim de semana já tem a totalidade do limite permitido pela flexibilização concedida pelas autoridades sanitárias e de saúde, consolidadas através de decreto elaborado pela Prefeitura de Resende. Segundo a Região de Visconde de Mauá – Convention & Visitors Bureau (Mauatur), entidade que representa o setor comercial e turístico da localidade, a permissão é de utilizar 80% do total de leitos na rede hoteleira e não há vagas para novas reservas.

O presidente da Mauatur, Paulo Gomes, comentou a expectativa para o fim de semana de frio extremo. “Estamos praticamente com a totalidade do limite permitido pela flexibilização na rede hoteleira de Visconde de Mauá para este fim de semana que promete temperaturas baixas no estado, e principalmente, no alto da serra. Chama a atenção que 60% dos turistas com vagas reservadas não conhecem a região. A temperatura na parte alta estava em torno de 7ºC nessa manhã e pela noite e madrugada baixa drasticamente. Infelizmente, pela alta umidade com a chuva acho que será difícil gear, mas a expectativa é grande”, afirma Paulo Gomes.

Paulo Gomes espera os turistas que anteciparam as reservas no limite permitido pela flexibilização – Divulgação

O turista que for para a região encontrará restaurantes funcionando com 70% da ocupação e distanciamento de 1,5 metros entre mesas o mantendo normas de higiene como oferta de álcool gel e exigência do uso de máscara de proteção facial. “O turista pode vir tranquilo para a região porque todos os setores respeitam e adotaram as medidas de segurança contra a Covid-19. E até mesmo a prefeitura está atuando na fiscalização, os que desobedecem as normas são multados, outros interditados. A região está com muito movimento e a taxa de ocupação média que em 2019 nesse período era 45% está próxima da totalidade mesmo para datas futuras, como o feriado de 7 de setembro (Dia da Independência)”, explica Paulo Gomes.

Sem a pandemia a lotação nos leitos da região de Visconde de Mauá registra fica em torno de 3 mil a 4 mil turistas, com as restrições da flexibilização, esse percentual deve atingir aproximadamente 2.500 pessoas. “Estamos felizes pelas reservas previamente consolidadas e atentos para que todo o protocolo seja mantido pelas empresas aos clientes. Recomendamos para os que buscam vagas tentar contar com alguma desistência de última hora. A diária para um casal neste fim de semana custa em média R$ 350”, orienta o presidente da Mauatur. Informações sobre hospedagem e pontos de interesse aos turistas são fornecidos através do telefone (24) 3381-1771 e pelo site www.viscondedemaua.com.br.

A Vila de Visconde de Mauá fica no alto da Serra da Mantiqueira – Arquivo

ACESSO A VISCONDE DE MAUÁ

Segundo a Mauatur, com o clima instável os turistas e visitantes devem redobrar a atenção nas estradas de acesso à região turística. São boas as condições de tráfego. Há bloqueios na  área de Penedo e na região de Maromba e Maringá, promovido pela prefeitura local, limitando o fluxo de turistas mediante apresentação do voucher de hospedagem. Pela RJ-163 a sinalização foi aprimorada, segundo a Mauatur. “O DER fez o trabalho de manutenção da estrada, recolocou as placas de sinalização. Em todas os trajetos é preciso respeitar os limites de velocidade e a sinalização, lembrando que o tempo é chuvoso”, argumenta Paulo Gomes.

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

Outra localidade de atração dos turistas com o frio do fim de semana é o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) e a região da Colônia Finlandesa de Penedo. A expectativa é de lotação nos hotéis e pousadas da cidade, principalmente com a expectativa de geada no alto do PNI.

O Parque foi reaberto para os visitantes no dia 5, depois de ficar quase cinco meses fechado por causa da pandemia da Covid-19. A abertura gradual é na parte baixa no horário das 8 às 17 horas. O uso de máscaras é obrigatório durante a permanência no local, assim como manter a distância de dois metros entre uma pessoa e outra. Será permitida a entrada de, no máximo, 150 visitantes por vez, com grupos restritos a até seis pessoas. Informações pelo site www.parquedoitatiaia.tur.br.

Deixe um Comentário