Vereadores reforçam implantação de placas de advertência e distribuição de panfletos para banhistas em Itatiaia

0

ITATIAIA

Preocupados com a tragédia ocorrida no último domingo, dia 20, no município – quando uma cabeça d’água atingiu a região do Parque Nacional do Itatiaia após uma forte chuva ocorrida nas proximidades do abrigo Rebouças, na parte alto do Parque, causando as mortes de José Giovani Soares, 58 anos, e da jovem barra-mansense, Júlia Machado Miranda, 18 anos, ambos moradores em Resende-, os vereadores Andréa de Carvalho Jardim, a Andréa do Dilino e Jair Balbino da Silva, o Jair Porquinho, ambos do MDB, reforçaram o pedido ao prefeito emedebista, Eduardo Guedes, a colocação de placas de advertência e a distribuição de panfletos orientativos para garantir a segurança de banhistas em rios e cachoeiras do município. O pedido faz parte da indicação 296/2018, aprovada por unanimidade pelo Plenário, no ano passado.

De acordo com os vereadores, a medida visa além da implantação de placas de advertência e da distribuição de panfletos para garantir a segurança e o bem-estar de banhistas que frequentam rios e cachoeiras, a preservação do meio ambiente no município. “Neste período é de suma importância que os locais que oferecem algum risco aos banhistas estejam devidamente identificados com placas de advertência fixadas nos locais e também que seja feita a distribuição dos panfletos, orientando principalmente as pessoas acompanhadas de crianças”, justifica a vereadora Andréa do Dilino, lembrando que as altas temperaturas do verão favorecem os banhos em rios e cachoeiras da cidade. “É importante ficar atento para evitar acidentes nos rios e cachoeiras. Em locais de água doce é comum a chamada cabeça d’água, fenômeno que se forma quando há calor intenso e alta umidade do ar. Grandes nuvens carregadas sem raios e trovões aparecem sobre a cabeceira do rio e desabam de uma vez, provocando um grande volume de água. O volume de água percorre 30 km de rio em 15 minutos, até chegar às cachoeiras da parte baixa”, destaca.

Panfletos intitulado “Verão Seguro” podem conter mensagens para que banhistas e turistas possam frequentaram com segurança rios e cachoeiras-Divulgação

Já o vereador Jair Porquinho lembra que a presença de guardas vidas nos pontos críticos dos balneários também é de suma importância para agirem quando necessário. “É muito importante que as autoridades competentes e órgãos afins tomem as devidas providências no sentido de orientar, prevenir e evitar que situações como estas aconteçam”, argumentou o vereador, acrescentando que o período de férias, em especial o verão, requer cuidados especiais para evitar acidentes aquáticos. “De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as mortes por afogamento tem um índice bastante alto e podem ser evitadas se houver uma ampla campanha informativa”, completa.

Medida visa além da implantação de placas de advertência e da distribuição de panfletos, a preservação do meio ambiente-Divulgação

Os vereadores ainda destacam a necessidade ainda de orientações para a preservação do meio ambiente. “Junto as orientações e medidas de segurança deve ser abordado também a questão sobre a preservação do meio ambiente. Por exemplo, poderia ser feita a disponibilização de recipientes para coleta de lixo as margens dos balneários para que os visitantes possam fazer seus descartes, isto evita a poluição das matas e dos rios”, avalia tanto Andréa do Dilino quanto Jair Porquinho.

Deixe um Comentário