Vereadores comemoram compra de imóvel para instalação de creche no Vila Flórida, em Itatiaia

0

ITATIAIA

Os vereadores João Márcio Albino Silva (PRB) e o José Adelson Rodrigues de Oliveira, o Toroca (PSB) estão comemorando a aquisição de uma casa no bairro Vila Flórida feita pela Prefeitura. No local será construída uma creche municipal para atender 60 crianças reivindicadas pelos vereadores no ano passado. Recentemente os vereadores João Márcio e Toroca fizeram uma vistoria nas obras de reforma do imóvel. A implantação da creche é uma antiga reivindicação dos moradores do Vila Flórida que aguardam com euforia a inauguração.

Durante a visita no imóvel, os vereadores comentaram sobre a implantação da creche municipal e agradeceram o prefeito Eduardo Guedes, o Dudu (MDB) pela aquisição. “A Educação Básica corresponde a um direito social e a um requisito fundamental para o pleno desenvolvimento da pessoa como indivíduo, cidadão e sujeito social. Desta forma, e em face da grande necessidade da construção da creche na Vila Flórida, solicitamos o atendimento a desta indicação. Aproveitamos para agradecer ao Poder Executivo pela aquisição do imóvel e o início das obras de reforma”, contaram os parlamentares, acrescentando a importância de mais uma creche no município. “Logo no início de sua vida, uma criança tem acesso a dois ambientes de aprendizado muito importantes que vão impactar em toda a sua formação: a família e a escola. Em teoria, a família nos primeiros anos deve ter a capacidade de formar a criança completamente até que ela comece a frequentar a escola. Aprendendo a falar, a andar, a se alimentar e a se comunicar.  No ambiente familiar, a criança também é cuidada, alimentada e tem todos os elementos para as tornarem saudável e nutrida. Já no ambiente escolar, ela aprenderá a se relacionar com pessoas de sua mesma idade, descobrindo e aprendendo coisas que serão úteis para sua vida futura. É ali que ela vê um mundo com muito mais possibilidades de aprendizado”, ressaltaram.

Segundo o vereador Toroca as obras de reforma da creche estão adiantadas. “Continuaremos fiscalizando esta obra para que consiga ser entregue o mais rápido possível e assim melhore a qualidade na educação desta região que fica longe do centro do município. A garantia da educação infantil de boa qualidade contribui para o melhor desenvolvimento das crianças e reflete o compromisso da administração pública para promover uma cidade mais equilibrada”, afirma o parlamentar.

Para o vereador João Márcio a unidade pré-escolar proporcionará estímulos às capacidades de cada criança e favorecerá a sua formação e desenvolvimento. Não tenho dúvidas de que a deficiência do ensino, na vida da criança, começa com a falta de creche. Esse é um desafio que o Poder Público precisa enfrentar rapidamente, e disponibilizar o benefício para todas as crianças do município”disse.

Os parlamentares ainda lembraram que educadores garantem que as crianças que têm a oportunidade de frequentar uma creche, têm mais autonomia, são mais sociáveis e desenvolvem o aprendizado mais rápido. Por outro lado, as crianças que não frequentam creches têm dificuldade para se adaptar ao ambiente escolar e são mais lentas no aprendizado. Não podemos medir esforços para melhorar a educação em Itatiaia, ofertando local adequado e confortável para iniciar a vida educacional de dezenas de crianças e, consequentemente, oportunizando a tranquilidade necessária para as mães irem trabalhar, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados. Afinal, Educação é a base de tudo”, comentaram os vereadores.