Vereadora Soraia Balieiro destaca lei que garante cirurgia reparadora de mama

0

RESENDE

No mês em que são destacadas ações de prevenção ao câncer de mama, a vereadora Soraia Balieiro (PSB) ressalta uma lei, de sua autoria, que garante cirurgia plástica reparadora da mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer. De acordo com o texto da Lei Municipal nº 3317/2017, no caso de impossibilidade de reconstrução imediata, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia imediatamente após alcançar as condições clínicas requeridas.

“Para muitas mulheres, a retirada total ou parcial das mamas é parte do tratamento contra o câncer de mama. Nesses casos, além da sequela física, o procedimento pode ocasionar traumas psicológicos. A cirurgia reparadora surge para ajudar essas pacientes na superação do diagnóstico e na recuperação da autoestima, e garantimos em Lei que isso seja realizado”, comentou vereadora Soraia.

A vereadora também reforça a importância de consultar o ginecologista anualmente para realizar os exames preventivos. “O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de evitar os efeitos devastadores da doença. Identificar o tumor logo no início significa aumentar as chances de cura”, acrescenta Soraia.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59,7 mil casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com informações foram levantadas pela Sociedade Brasileira de Mastologia, com base em dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS), apenas 20% das 92,5 mil mulheres que fizeram a cirurgia de mastectomia para tratamento do câncer de mama, entre os anos de 2008 e 2015, passaram pelo procedimento de reconstrução mamária.

OUTUBRO ROSA

Em todo o mundo, é realizada no mês de outubro a campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Em Resende, A Lei Municipal nº. 3067/13, de autoria da vereadora Soraia Balieiro, garante que a campanha seja realizada anualmente no município com o objetivo de compartilhar informações e incentivar o maior acesso a serviços e diagnóstico. Uma grande programação vem sendo planejada pela Prefeitura de Resende – com recursos garantidos por emenda impositiva da vereadora Soraia, com valor de R$ 69 mil – e conta com Corrida Rosa, Apresentações Musicais, orientações e atendimentos de Saúde.

 

 

Deixe um Comentário