Vereadora cria programa de reaproveitamento de madeira em Resende

0

RESENDE

A Lei Municipal nº 3.907 de 2022, de autoria da vereadora Soraia Balieiro (PSD) cria o Programa de Aproveitamento de Madeiras de Podas de Árvores (Proamp). A lei determina que seja dada utilidade a criação de cabos de ferramentas, utensílios domésticos e adubos criados a partir do reaproveitamento de madeira da poda das árvores.

Segundo Soraia, o intuito é gerar benefícios econômicos e ambientais, como reduzir o desmatamento e aumentar a vida útil dos aterros. “É importante que o Poder Público dê o exemplo no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente e o Proamp é um passo nessa direção”, explica a vereadora.

Dentre as condutas previstas estão o reuso dos resíduos de poda de árvore como combustível e lenha para fornos e lareiras comerciais; confecção de cabos de ferramentas e utensílios em geral; e produção de adubo para praças e jardins da cidade. Ainda de acordo com a lei, caberá à prefeitura indicar áreas com dimensões adequadas para a implementação do Proamp.

Fica prevista também a possibilidade de o Poder Executivo firmar convênios com universidades, escolas, entidades relacionadas ao meio ambiente e da iniciativa privada com a finalidade de desenvolver pesquisas para o aprimoramento técnico e científico do programa.

PARQUES INFANTIS

As instalações de dois parques infantis também foram solicitadas pela vereadora Soraia Balieiro. Um dos parques seria instalado na Praça das Mangueiras, no bairro Itapuca, na região da Grande Alegria e o outro na Praça da Rua Projetada, no bairro Liberdade. “As implantações de novos parques infantis nos bairros foram feitas pelos moradores e vem de encontro as propostas de trazer mais opções de lazer para as crianças que vivem distante dos principais polos de lazer do nosso município”, disse a parlamentar.

Deixe um Comentário