Vereador se reúne com secretário e consegue mudar extinção de turma em escola

0

BARRA MANSA

Uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira entre o secretário de Educação, Vantoil de Souza, e o vereador Wellington Pires (PP). O parlamentar foi questionar o fim da turma de Pré I do Colégio Municipal Joaquim Maria da Silva, no bairro Jardim América. Segundo ele, os pais foram pegos de surpresa no final do ano passado com a notícia de que a unidade não comportaria mais a turma em 2018. Após a reunião, uma boa notícia: uma nova sala será montada para garantir a permanência das crianças. Também estiveram presentes cerca de dez pais de alunos, além da diretora Juliana Almeida Fonseca, da gerente pedagógica de Educação Básica da secretaria, Saionara Maciel Rosa Viçoso; e da presidente do Conselho Municipal de Educação, Morgana.

O secretário de Educação informou que a turma seria extinta por conta da demanda, pois mais duas turmas do 6º ano precisou ser formada. Ele esclareceu que a legislação federal prevê que as séries avançadas tenham prioridade sobre as iniciais e que, por isto, é inevitável criar mais turmas de 6º ano.

O vereador disse no encontro que a mudança prejudicaria os pais, pois as crianças teriam que estudar em colégios mais distantes.  “Como o próprio secretário disse, no Colégio Mathilde Franco, no São Pedro, há vagas disponíveis para esses alunos, mas os pais teriam que utilizar o transporte público. Muitos não têm condições de pagar essa passagem cara todos os dias”, disse.

Wellington Pires contou que será disponibilizado um módulo – uma estrutura que será montada próxima a entrada do colégio. O local abrigaria a Sala de Leitura, que dará lugar à sala de aula do Pré I, com capacidade para 25 alunos. Os pais que compareceram à reunião terão prioridade no preenchimento das vagas. A matrícula começa a ser feita na manhã desta quarta-feira, dia 7, por ordem de chegada.

Já pensando no futuro, o vereador disse que é preciso pensar em uma solução porque a demanda tende a crescer.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !