Vereador debate a conscientização sobre autismo durante sessão no Legislativo de Porto Real

0

PORTO REAL

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo celebrado anualmente no dia 2 de abril não passou despercebido na Câmara Municipal de Porto Real. O vereador Ronário de Souza (PSDB), que preside a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida e é um dos grandes apoiadores da causa autista na cidade, debateu na manhã de segunda-feira, dia 3, acerca do tema, na 11ª sessão ordinária.

A fim de dar visibilidade às necessidades deste público e otimizar o atendimento dado às pessoas com autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) na cidade, o vereador iniciou sua militância sugerindo ao chefe do poder Executivo a criação de um Centro de Referência do Autismo. “Fiz esta indicação no ano de 2021, mas como ainda não fomos contemplados com este importante espaço público para atendimento e acompanhamento adequado de pessoas com autismo, decidi voltar com a sugestão para reforçar o pedido”, destacou Ronário.

O vereador também fez questão de utilizar a tribuna e leu duas cartas abertas, escritas por pais e integrantes do movimento dos autistas da cidade. Os textos relataram as vivências e as dificuldades reais enfrentadas no dia a dia dos autistas e seus familiares. Os textos também mostraram todo o descontentamento deste público com os serviços oferecidos pela secretaria de educação, classificando-os como ineficazes.

Já no horário de liderança do partido, o vereador fez um breve balanço de suas ações e procurou pontuar todas as conquistas alcançadas no decorrer do seu mandato envolvendo a causa autista. Dentre as benfeitorias, citou as várias reuniões realizadas com mães de pessoas com TEA, reuniões com autoridades municipais e profissionais da educação, indicações aprovadas, visita técnica ao Centro de Referência de Autismo de Sorocaba, autoria e coautoria em projetos de lei, busca de emendas parlamentares em Brasília, dentre outros tantos feitos. “Precisamos ser mais sensíveis e responsáveis enquanto esfera pública e debater mais sobre o cenário autista. Desde o início do meu mandato, tenho defendido a pauta da inclusão com prioridade, seriedade, comprometimento e muita ajuda oriunda de emendas parlamentares. Continuarei fiel nesta luta, sem medir esforços, e sempre por melhores condições de vida, inclusão, proteção, respeito e ampliação dos direitos do autista e seus familiares”, frisou Ronário.

VISITA

Um grupo de pais e crianças com transtorno do espectro autista, visitou na manhã de segunda-feira, dia 3, o plenário do Legislativo para acompanhar a sessão ordinária. Os visitantes foram na Câmara Municipal a convite do vereador Ronário de Souza.

Os vereadores da Mesa Diretora, bem como os demais vereadores presentes, dividiram suas ‘cadeiras’ e suas experiências em plenário com os pequenos convidados que demonstraram bastante entusiasmo e interesse principalmente pelo microfone.

Deixe um Comentário