Vassouras sedia Fórum do Café do Vale do Café nesta quinta-feira, dia 8

0

VASSOURAS

Com o tema Oportunidades de Negócios e Perspectivas para a Produção de Café e para o Turismo na região, acontece amanhã o 1º Fórum do Café do Vale do Café.  As inscrições para o Fórum do Café do Vale do Café estão abertas e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/3hnfs8f.

O evento é organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras (Sedet), a iniciativa conta com apoio das Secretarias de Estado de Agricultura, Desenvolvimento e Turismo, e de órgãos como TurisRio, Senac RJ, Sicomércio, Fecomércio RJ, Embratur, Mapa, Sebrae, Emater-Rio, Pesagro-Rio, CitVale, ABIH, Ascarj, Universidade de Vassouras e Preservale.

As palestras conduzidas por especialistas serão apresentadas presencialmente para um número reduzido de pessoas, seguindo os protocolos necessários para evitar a propagação da Covid-19. O Fórum também será transmitido de forma virtual e gratuita.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Wanderson Farias, comenta os objetivos do Fórum. “Queremos incentivar os produtores de café da região, especialmente os de pequeno porte que produzem cafés especiais. Mas o Fórum também será de grande relevância para o setor turístico, estimulando as fazendas históricas e seus atrativos, como o Museu do Café da São Luiz da Boa Sorte, e projetos como o nosso Caminhos do Café, que destaca o pioneiro Vassouras Café Escola e a Chácara Modelo”, disse.

Leonardo Marques, especialista de Bebidas do Senac RJ, será o palestrante do painel ‘Café e Gastronomia: experiências muito além da xícara’, que abordará as novidades na cena das cafeterias fluminenses e como o café pode agregar valor aos produtos gastronômicos. “As modernas cafeterias, integrantes da Terceira Onda do Café, agregam valor à experiência do consumidor a partir de fatores como: direct trade (estreitamento da relação entre produtor e cafeteria), sustentabilidade, serviço do barista, unidades locais de torra, ambiente das cafeterias e, sobretudo, qualidade do café, conferindo uma ampla adição de valor ao grão ao longo cadeia do café de qualidade, do fruto à xícara. O café de qualidade pode enriquecer a experiência do consumidor da gastronomia”, explica Leonardo acrescentando que na gastronomia, o café é, cada vez mais, encarado como um versátil e sofisticado ingrediente, incorporado a receitas salgadas, doces e coquetéis.

PROGRAMAÇÃO

Com transmissão virtual e gratuita, o Fórum do Café será realizado na Câmara de Vassouras e terá seis painéis. Após a abertura, às 14 horas, a Emater Rio vai apresentar a primeira palestra, sobre ‘Os avanços tecnológicos na cafeicultura’. Em seguida, o palestrante do Sebrae vai falar sobre ‘Os desafios encontrados na produção do café’.

O terceiro painel, ‘Financiamentos para a produção e negócios com café’, será apresentado em parceria por OCB-Sicoob Fluminense e AgeRio. Na sequência, o produtor de café da Fazenda Florença, Paulo Roberto, vai falar sobre ‘As rotas de turismo de café no RJ’. A quarta palestra, sobre ‘Café e Gastronomia’, será apresentada por profissional do Senac RJ. Para terminar, às 15h55min, O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  e Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro (Ascarj) se unem para apresentar o tema ‘Vantagens da adoção de indicação geográfica na cafeicultura fluminense’.

Deixe um Comentário