Várias atividades marcam a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência de Resende

0

RESENDE

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, cuja abertura teve início na segunda-feira, terá uma extensa programação até sexta-feira, dia 25. As atividades acontecem em diferentes espaços do município. O objetivo é destacar a importância das iniciativas de acessibilidade, bem como a mobilização da sociedade em prol dos direitos e da qualidade dos cidadãos com qualquer deficiência

De acordo com a secretária de Educação do município, Rosa Frech, por meio da Lei nº 3.049 de 04 de novembro de 2013, a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência acontece anualmente na cidade e, neste ano, as atividades vão promover um encontro dos responsáveis dos alunos com deficiência da rede municipal de ensino, exposição de trabalhos, além de uma homenagem aos cidadãos PCDs. “Promover eventos que abordem a acessibilidade e valorização das Pessoas com Deficiência é um compromisso que nós temos não somente como executor das Leis Municipais, como também promover o respeito e direito por igual a todos. Através do diálogo e da conscientização, fortalecemos laços de inclusão e igualdade, construindo uma sociedade mais justa e acolhedora para todos”, ressaltou Rosa.

Até sexta-feira, dia 25, várias atividades estarão acontecendo para comemorar a data-Raimundo Brasil/PMR

SERVIÇOS

O município possui alguns equipamentos de atendimento ao portador de deficiência. Entre eles, o Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear), Centro Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais (Cedevir), Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado a Deficientes Auditivos (Cedear). A Prefeitura de Resende iniciou a construção de um Centro Municipal de Educação Multidisciplinar, que ficará situado próximo à Área de Exposições de Resende, no bairro Morada da Colina. O Centro reunirá o Cemear, Cedevir e o Cedear. Também há o Programa Gente Eficiente, que capacita para pessoa com deficiências, que oferece cursos gratuitos de informática e secretariado/auxiliar administrativo, além de atividades culturais, de lazer, educacionais e esportivas e está ligado à Secretaria Municipal de Educação e a Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio. Além da Associação Pestalozzi de Resende, que faz o tratamento e a inclusão social de pessoas com deficiência intelectual, paralisia cerebral e Síndrome de Down no município.

PROGRAMAÇÃO

Nesta quarta-feira, dia 23, acontece a Exposição de Trabalhos dos alunos da Associação Pestalozzi de Resende. A mostra pode ser visitada das 13 às 16 horas, na própria Associação no bairro Jardim Brasília II. Já na quinta-feira, dia 24, das 13 às 16 horas, será realizado a Exposição dos Trabalhos do Programa Gente Eficiente, A mostra será realizada na sede do programa no Parque Julieta Botelho, no bairro Vila Julieta.

Também no período das 13 às 16 horas, acontece a Mostra dos Trabalhos dos usuários do Cedear e da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio. A exposição acontece na Escola Bilíngue, no bairro Vila Julieta

Já na sexta-feira, dia 25, no encerramento, das 8h30min às 11 horas e das 13h30min às 16 horas, acontece a Exposição de Trabalhos dos usuários do Cedevir, no Centro da cidade.

Deixe um Comentário