RESENDE
Uma série de atividades voltadas para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher vai acontecer neste mês no município. Os eventos fazem parte da Campanha “Agosto Lilás”, que foi implantada em Resende por meio da Lei nº.3.703 de 26 de novembro de 2021, de autoria da vereadora Soraia Balieiro (PSD).
O “Agosto Lilás” visa sensibilizar a sociedade sobre questões relacionadas a esse tipo de crime, a importância do seu combate e a discussão do tema junto às várias faixas etárias e sociais. “A iniciativa tem o objetivo de esclarecer a sociedade sobre as legislações que envolvem o tema, as ferramentas existentes para o combate e como denunciar esses casos, divulgando sempre os canais de comunicação específicos para tal”, reforça a vereadora Soraia.
As atividades da campanha deste ano terão como público-alvo, além da população em geral, crianças, adolescentes, idosos e agentes comunitários de Saúde. Dentre as atividades previstas estão: concurso de redação nas escolas, palestras em asilos e, na próxima segunda-feira, dia em 7, está programada uma panfletagem no bairro Campos Elíseos sobre o assunto, em alusão ao Dia Municipal de Comemoração da Lei Maria da Penha.
CARTILHA SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
A vereadora Soraia Balieiro teve aprovada um estudo de viabilidade solicitando a prefeitura a produção de cartilha adaptada ao ano escolar, à respeito de Violência Doméstica. Ela ainda sugere que a cartilha possa ser produzida pelos próprios alunos. Ela justifica o pedido, destacando que a violência doméstica atinge lares por toda parte, independente de classe social. “Desta forma, trabalhar este assunto de forma lúdica em sala de aula, pode contribuir para que casos de violência sejam combatidos e denunciados”, explica a parlamentar.
Soraia ainda propõem, em outra indicação, a confecção de adesivos e botons nos mesmos moldes das placas conscientizadoras sobre a violência contra a mulher, para ser afixado nos estabelecimentos comerciais e indústrias do município. “A medida visa ampliar a campanha para conscientizar a população acerca da violência contra a mulher, a fim de contribuir para a redução das práticas e condutas previstas na Lei Maria da Penha”, disse. A vereadora lembrou que o início do projeto das placas conscientizadoras, se deu por meio da secretária de Políticas Públicas para as mulheres de Itatiaia, Luciana Cavallari, sendo o projeto também acolhido pelo município de Resende. “Dessa maneira, visando ampliar a campanha, uma parceria com o Poder Público e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Resende (Aciar) é de extrema importância, para que os estabelecimentos comerciais e indústrias do município também “abracem” essa campanha”, complementou.