Vacinação para maiores de 18 anos se aproxima e próximo passo serão as repescagens

0

SUL FLUMINENSE

O município de Barra do Piraí está prestes a imunizar pessoas acima de 18 anos, com previsão para começar já na próxima semana. O secretário de Saúde, Wagner Teixeira, falou ao A VOZ DA CIDADE sobre os próximos passos. Segundo ele, como a cidade segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) e não foi dada nenhuma orientação do Ministério da Saúde para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, a prefeitura aguardará a autorização. Até lá, serão feitas repescagens e busca do público que não vacinou. De acordo com o secretário, há muitas pessoas que não foram vacinar ainda.

Itatiaia foi um dos primeiros municípios da região a começar a vacinar pessoas acima dos 18 anos e agora a prefeitura realiza as repescagens. Em Barra Mansa a situação é a mesma. A expectativa é que na próxima semana a população barra-mansense acima de 18 anos comece a ser contemplada e, após isso, a prefeitura fará uma busca pelas pessoas que não tomaram a primeira dose. De acordo com a prefeitura, muitas pessoas ainda não compareceram. “Após uma ampla cobertura, iremos seguir as orientações Ministeriais”, informou a nota de Barra Mansa. Já Resende, através da prefeitura, informou que ainda não foi definido o que será feito após vacinação de pessoas acima de 18 anos. Atualmente o público está em 21 anos.

BUSCA ATIVA POR FALTOSOS

Segundo os dados passados pela Secretaria de Saúde de Barra do Piraí, a população alvo, acima dos 18 anos a ser vacinada, são 78 mil. Já foram vacinadas 48 mil pessoas, segundo o último boletim divulgado no dia 12, o que representa um total de 61% desse público. Nesta quinta-feira, dia 19, haverá uma nova atualização e a expectativa é que essa porcentagem chegue a 80.

Wagner destacou que estão sendo feitas buscas ativas por essas pessoas. “É uma situação complicada, não temos falta de vacina, mas de interesse das pessoas em ir vacinar. São aproximadamente 20 mil pessoas que não foram vacinar e isso é muita gente”, disse, acrescentando que apesar disso, não há problemas com pessoas que não retornaram para tomar a segunda dose no município. “Percebemos que muitos jovens não estão indo vacinar, não temos um como afirmar o porquê isso acontece, às vezes por falta de acreditar muito na doença. Temos em nosso município a variante Delta, e a ampla vacinação é de suma importância”, ressaltou.

Sem autorização para vacinar menores

Apesar de já haver autorização da Anvisa para utilização da Pfizer em menores de 18 anos, o Ministério da Saúde ainda não incluiu o público no PNI e algumas prefeituras aguardam o posicionamento. Segundo Wagner, as prefeituras que estão realizando a imunização desse público, vem fazendo por conta própria. “E nós não iremos fazer isso, estamos aguardando um posicionamento do Estado e do Ministério da Saúde. Pois isso lá na frente pode dar algum problema, como, por exemplo, com o Ministério Público”, disse.

Pfizer

A bula da vacina da Pfizer já indica a nova faixa etária no Brasil, de crianças com mais de 12 anos. A ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa. Até o momento, esta é a única entre as vacinas autorizadas no Brasil com indicação para menores de 18 anos.

Deixe um Comentário