Unidade Básica de Saúde da Família do bairro Ano Bom é inaugurada

0

BARRA MANSA

No fim da tarde desta sexta-feira, dia 17, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, inaugurou a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Ano Bom. O local que terá capacidade para atender até 500 pacientes por dia, além de oferecer consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista, terá sala de curativos, vacinação, coleta de material para exames laboratoriais, tratamento odontológico, medicação básica e encaminhamento para consulta com especialista.

Instalado no prédio do Centro de Referência Médica de Barra Mansa (Cremeb), inaugurado na década de 1960 e desde então não havia passado por nenhuma grande reforma estrutural e física, o espaço foi adaptado e estruturado para receber a UBSF, que será totalmente climatizada e referência na vacinação contra o coronavírus. O objetivo é atender até 80% dos problemas de saúde da população sem que haja a necessidade de encaminhamento para serviços de emergências e hospitais.

O prefeito Rodrigo Drable falou com alegria sobre a inauguração da nova unidade de saúde. “Esse posto é o maior de toda a cidade e foi feito para atender uma demanda grande de pessoas, não sei como não foi feito antes, devido à tamanha necessidade. O Ano Bom é o bairro mais populoso da cidade, com residências e comércios, além de ser um bairro de passagem. É necessário que este bairro tenha uma UBSF para atender o munícipe, com equipamentos novos, conforto e o melhor atendimento que podemos oferecer, o munícipe merece”, comentou o prefeito.

Já o secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, lembrou que o prefeito está fazendo uma reforma geral na saúde da cidade. “Quase todas as unidades estão sendo contempladas com ar condicionado, médicos o tempo inteiro, medicação, exames e muitos outros benefícios. É um pedido antigo ter esse posto aqui no Ano Bom. A saúde continua crescendo cada vez mais, a nossa meta é bater 90% de cobertura no município e hoje estamos batendo quase 80%. Esperamos chegar a 90% até o próximo ano e antes de terminar essa gestão do Rodrigo Drable, vamos entregar 100%. A saúde tem dado exemplo, estamos conseguindo avançar como poucos. Agradeço ao Rodrigo pelo que tem feito pelo município, permitindo que nós possamos crescer de maneira ordenada e de uma maneira constante” comentou o secretário.

Quem também esteve presente na inauguração foi ex-secretário de Estado de Saúde e atual deputado federal, Dr. Luizinho. Ele aproveitou a ocasião e elogiou a saúde barra-mansense. “Eu ando o Estado do Rio de Janeiro todo e talvez o Brasil, eu tive o prazer de rodar os 26 estados da federação brasileira e uma das cidades que tem a melhor governança e uma das melhores saúdes do Brasil, é Barra Mansa. Um trabalho feito com amor que eu acompanho desde o início, o Rodrigo briga por cada moeda, cada recurso que possa trazer e implantar aqui em Barra Mansa”, frisou o deputado.

Também participaram da inauguração, a vice-prefeita Fátima Lima, o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, os ex-deputados Deley de Oliveira e Ademir Melo e o deputado federal delegado Antônio Furtado, secretários, vereadores e outras lideranças.

error: Conteúdo protegido !