Troféu José Finkel de Natação

0

Oi pessoal!

Na coluna dessa semana vou contar um pouco sobre a história do Troféu José Finkel de Natação, uma competição absoluta, que será realizada entre os dias 3 e 7 de setembro no Clube Curitibano, em Curitiba, no Paraná.

Essa é a principal competição nacional do segundo semestre, já que não teremos o Open no final do ano. O Troféu José Finkel é uma competição por equipes. O torneiro é disputado em provas individuais e revezamentos e as equipes somam pontos tanto nas provas masculinas, quanto femininas. O torneio já foi disputado em piscina curta (25m), e também em piscinas longas (50m). A edição deste ano será realizada em piscina longa de 50 metros.

A competição é considerada um dos dois principais torneios de natação no Brasil, junto com o Troféu Brasil – Maria Lenk.

O nome da competição é uma homenagem ao jovem nadador José Finkel, morto em 1971, vítima de um câncer.

José Finkel foi um nadador promissor. Nascido em 1954, ajudou a equipe de Curitiba a sagrar-se vencedora da natação masculina no 12º Jogos Abertos do Paraná. Em outubro de 1970, junto com a pequena equipe de natação do Centro Israelita de Curitiba, ele viajou para uma competição no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Então com 17 anos, Finkel já era considerado o melhor ‘peitista’ – nadador da modalidade peito – do Centro Israelita.

Em um dos treinos para as provas da competição, Finkel começou a se sentir mal. Quando a equipe voltou a Curitiba, ele fez os exames médicos e seu quadro clínico apontava um câncer nos vasos linfáticos. Imediatamente Finkel começou o tratamento, mas algumas semanas depois ele faleceu.

A comoção no estado foi grande e também provocou o afastamento de atletas do Centro Israelita.

Depois da morte de Finkel, Berek Krieger, na época presidente da Federação Paranaense de Desportos Aquáticos (FPDA), decidiu criar uma competição no inverno e homenagear o jovem nadador paranaense, assim surgiu o Troféu José Finkel.

A primeira edição foi realizada em 1972, disputada no Centro Israelita de Curitiba. O Botafogo foi o campeão. A última edição ocorreu na sede do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo em agosto de 2018, em piscina de 25m, o atual campeão é o Clube Pinheiros.

O troféu tem hegemonia dos clubes do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Os maiores vencedores são Pinheiros, Flamengo, e Minas com 15, 12, e 11 conquistas cada, respectivamente.

 

Semana que vem conto um pouco sobre minha expectativa para esse grande torneio! Até lá! E não se esqueçam de me seguir no @gonchematheus no Instagram e na página Matheus Gonche no Facebook. Todas as colunas estão também no meu site: http://matheusgonche.com.br/.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !