Trezentos profissionais recebem Carteira Nacional do Artesão nesta segunda

0

BARRA MANSA

Acontece amanhã no Clube Municipal a entrega da Carteira Nacional do Artesão. O evento é destinado a 300 artesãos e trabalhadores manuais cadastrados em agosto, entrega acontece a partir das 10 horas, e será feita por ordem de chegada. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) em parceria com Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia

A carteira só será entregue no dia e para o próprio artesão que deverá estar com os originais de documento de identidade e CPF. Quem não puder comparecer, terá que agendar um novo dia pelo telefone (21) 98099-1500 para retirada na Secretaria de Estado de Turismo situado à Rua Uruguaiana, nº 118, Centro, Rio de Janeiro.

Um dos presentes na cerimônia é o artesão João Marcelo de Souza Campos, natural de Angra dos Reis, Marcelo mora há três anos em Barra Mansa. Por influência do marido que é artista plástico, começou a fazer artesanato, hoje é especialista em bonecas. “Agora com a carteira de artesão ficará muito melhor o trabalho manual, ela dará garantias de qualidade das minhas peças.Através dela poderei exportar minhas peças e, se for preciso, conseguir empréstimos para aumentar a minha produção”, destaca o artesão.

Marcelo ainda destaca o reconhecimento profissional através da carteira. “Serei reconhecido em todos os lugares como artesão profissional, estou muito feliz em ter essa oportunidade, que só consegui aqui no município, minhas bonecas vão ficar conhecidas em todos os lugares”, aponta.

Quem também está feliz com a iniciativa é a artesã Cíntia Alves Delleprane. “Para mim o fato de poder pagar INSS como artesã, já é de grande valia. Com essa carteira terei descontos em lojas em todo o estado, podendo assim melhorar o preço pra meus clientes. Além de poder participar de feiras em todo o Brasil. O reconhecimento do artesão aumenta ainda a auto-estima de muitos artesãs que utilizam o artesanato para além de uma ajuda financeira, fugir da depressão”, avalia a profissional.

TERMO

Durante o evento, será assinado um termo de compromisso entre Barra Mansa e a Setur/RJ, onde os artesãos terão direitos a diversos benefícios como a participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), divulgação da marca, capacitação e qualificação, microcréditos e comercialização do produto. A rede de cursos profissionalizantes Microlins estará assinando uma parceria que beneficiará com descontos nos cursos aos artesãos que apresentarem a Carteira Nacional do Artesão.

 

 

error: Conteúdo protegido !