Ventos de 81km/h causam mais de dez quedas de árvores em Resende

0

RESENDE

O temporal que atingiu o município da noite de quinta-feira, dia 30, causou transtornos em vários bairros do município. Foram registrados queda de árvores e alagamentos de ruas.

De acordo com a Defesa Civil do município, a previsão de chuva para o dia era de 30 mm. No entanto, em algumas áreas foram registrados o volume de chuva muito maior. Na região Central da cidade, choveu 54 mm. Já nos bairros Paraíso e Cabral, foram computados 48 mm de chuva. Enquanto que na Cidade Alegria, choveu 23,6 mm em 40 minutos. O órgão também informou que foram registradas 18  quedas de árvores, devido às fortes rajadas de vento que atingiram 81,7km/h.Não há nenhuma pessoa desabrigada e desalojada.

O primeiro acionamento recebido pela equipe da Defesa Civil foi às 18h48min, através do telefone de emergência 199, sobre queda de árvores e alagamentos nas ruas. “O volume grande de chuva, num curto espaço de tempo, ocasionou a retenção de água. O sistema de drenagem não suportou a quantidade de água e não conseguiu dar vazão, ocasionando alagamentos em alguns pontos”, informou o diretor da Defesa Civil, Flávio Germano da Silva.

Equipes da Defesa Civil foram acionadas para a retirada de árvores em vários pontos da cidade-Redes Sociais

Foram registrados pontos de alagamentos na Rua Sarquis José Sarquis e Avenida Marcílio Dias, ambas no bairro Jardim Jalisco; Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria; Avenida Luiz Dias Martins, o bairro Parque Ipiranga e Rua Benedito Leonel da Silva, no bairro São Caetano.

O túnel que dá acesso a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) ficou alagado. A passagem precisou ficar interditada até que fosse liberada para o trânsito.

Durante a forte chuva também ocorreram várias quedas de árvores, devido às fortes rajadas de vento em diferentes pontos da cidade.

Nesta sexta-feira, dia 31, a Defesa Civil e a AMAR seguem na limpeza e restabelecimento das condições normais da cidade. Alguns locais atingidos pelas fortes chuvas já foram liberados para o tráfego de veículos e voltaram à normalidade como: a Avenida Marcílio Dias, Rua Santa Ângela, Avenida Alzira, Avenida Juscelino Kubitschek, Rua Escoteiro Iter de Souza. E também as ruas Manoel Alves de Souza e Sebastião José da Costa, no bairro Jardim Brasília II.

Diogo acompanhou parte dos serviços de remoção de árvores -Redes Sociais

A prefeitura informou que desde o primeiro chamado, as equipes da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar) foram para as ruas para desobstruir as vias que possam ter quedas de árvores.

O prefeito Diego Balieiro Diniz também acompanhou parte dos serviços. “Nosso município foi atingido severamente pelo alto volume de chuvas que não era esperado. Mas reforçamos que felizmente não há desabrigados ou desalojados por conta da chuva. E que todas as equipes da Prefeitura, Defesa Civil e AMAR seguem empenhadas durante todo esse dia nas ruas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Também estamos monitorando as próximas horas em Resende, caso venha a ocorrer novas tempestades”, disse Diogo.

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

A queda de árvores provocou a interrupção de energia elétrica em alguns bairros de Resende. Entre eles, Liberdade, Jardim Brasília, Parque Ipiranga, Morada da Colina, Jardim do Sol, Mirante das Agulhas e localidades próximo a Aman.

De acordo com a Enel Distribuição Rio, concessionária de energia elétrica, várias equipes estão em Resende trabalhando para reestabelecer a energia elétrica nas localidades afetadas com a chuva. ” As equipes em campo foram quadruplicadas. A concessionária segue trabalhando para normalizar todos os clientes o mais breve possível”.

Deixe um Comentário