Sonda linear vai ajudar a zerar a fila de espera de exames de ultrassom em Itatiaia

0

ITATIAIA

O prefeito Irineu Nogueira e o vice-prefeito, Denilson Sampaio, acompanhados do secretário de Saúde, Leonardo Tavares, visitaram na manhã desta quinta-feira, dia 2, o Hospital Municipal Dr. Manoel Martins de Barros. Eles inspecionaram a sonda linear adquirida para a unidade hospitalar. O novo equipamento vai ajudar a zerar a fila de espera de alguns tipos de exames de ultrassom, estimada em 200 pacientes, no município.

Durante a visita, Irineu afirmou que oferecer uma saúde de qualidade para os moradores de Itatiaia é uma das prioridades de sua gestão. “Nosso objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão e viabilizar uma boa estrutura para os profissionais que atuam no setor. Estamos trabalhando para atender a todos de maneira digna e humanizada”, assegurou o chefe do Executivo.

Sonda linear foi adquirida para substitui equipamento que estava danificado há algum tempo – Geninho/AECOM PMI

A Secretaria de Saúde informou que a sonda linear foi adquirida com custo em torno de R$ 14 mil, para substitui o equipamento anterior, que estava danificada há algum tempo.

Segundo o secretário de Saúde, Leonardo Tavares, a expectativa é que, no máximo, em 60 dias quem aguarda por avaliações diagnósticas vasculares e de partes superficiais, como a parede abdominal, músculos, tendões e mamas, realize o procedimento. Ele conta que a Secretaria vai levantar os pacientes que constam da demanda reprimida, para identificar quem ainda não realizou o tipo de exame feito pela sonda linear. “Por ser um procedimento de custo relativamente menor, acredito que alguns pacientes já fizeram o exame na rede particular. Com o levantamento da demanda teremos a dimensão exata da fila de espera para essas ultrassonografias. Assim, vamos montar um cronograma para definir a data, provavelmente em um sábado, para fazer os exames com a maior agilidade possível”, conta Tavares. Ele ainda lembra que a prefeitura vem realizando investimentos para qualificar o atendimento do Hospital. “Recentemente colocamos em funcionamento o aparelho de gasometria, após ficar um ano e meio sem o equipamento. A máquina faz a análise dos níveis de pH e gases no sangue. Isso é essencial para o médico avaliar a necessidade de oxigenação extra ou não, principalmente para pacientes entubados”, explica o secretário.

Deixe um Comentário