Sirene toca em Barra Mansa e deixa bairro em alerta após temporal

0

BARRA MANSA

O bairro Nova Esperança ficou sob alerta na noite de segunda-feira, dia 10, após o forte temporal que caiu na cidade. Segundo informou a Defesa Civil, as sirenes chegaram a ser acionadas, alertando sobre o transbordo do Rio Barra Mansa, que aconteceu por volta das 21 horas, alagando a Rua Florianópolis. O órgão explicou ainda que na cidade choveu cerca de 30 milímetros. Nesta terça-feira, dia 11, as equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estiveram na localidade atingida para desobstruir as ruas e limpar a área. A Defesa Civil segue em alerta.

De acordo com o coordenador do órgão, Sérgio Mendes, o transbordo não causou muitos transtornos. Na manhã desta terça-feira, o nível do Rio Barra Mansa chegou a 1,44 metro. O índice no período chuvoso é de 1,09 metro e sua cota de transbordo de 2,52 metros.

A Defesa Civil ainda orienta os moradores para evitarem, sempre que possível, áreas de inundação em ruas e avenidas. Também alerta para que a população ribeirinha deixe sempre ao alcance das mãos documentos pessoais e medicamentos; coloque alimentos e móveis em local seguro. Outras dicas importantes são: não estacionar embaixo de árvores e manter distância de cabos elétricos danificados e partidos.

Na manhã desta terça, o Saae realizou o serviço de desobstrução das vias – Foto Divulgação Saae-BM

ATENÇÃO AOS DESLIZAMENTOS

Segundo a previsão meteorológica (Climatempo), as chuvas devem permanecer durante os próximos 15 dias. E uma das preocupações da Defesa Civil é o risco de deslizamento de encostas.

Segundo Sérgio Mendes, com o solo encharcado é necessário redobrar a atenção sobre os imóveis construídos próximo de encostas. “Os moradores devem observar sinais, como trincas nas paredes e no próprio morro, rachaduras no solo, água empoçando no quintal ou minando da base de algum barranco, assim como a supressão de vegetação. Diante dessa situação, a recomendação é de que os moradores deixem suas casas imediatamente e entrem em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199”, concluiu.

Deixe um Comentário