Servidores municipais participam de treinamento para brigada de incêndio

0

BARRA MANSA

A Defesa Civil realizou durante seis dias um treinamento com funcionários e prestadores de serviços do município. A medida, solicitada pela Secretaria de Administração, teve a finalidade de capacitar os participantes para atuar na prevenção e no combate a pequenos focos de incêndio, evacuação de área e primeiros socorros. Na manhã desta quarta-feira, 13, os procedimentos foram realizados no 7º Grupamento de Bombeiro Militar, no bairro Saudade.

O secretário de Administração, Adilson Rezende, presente a atividade, disse da sua preocupação em manter a segurança no prédio do Centro Administrativo e demais imóveis públicos. “Recentemente, substituímos 126 extintores de incêndio na Prefeitura, Fundamp, Previbam, Secretaria de Manutenção Urbano e no Saae. Através do coordenador da Defesa Civil, o Serginho Bombeiro, conseguimos essa capacitação visando as primeiras medidas de socorro em casos de incêndios e acidentes”, reassaltou o secretário.

O TREINAMENTO

Ministrado pelo 1º  tenente Mateus Avilez Martins de Oliveira, do 7º Grupamento, a capacitação oportunizou aos participantes informações sobre a atuação da corporação em casos de incêndios, salvamento de vítimas de acidentes automobilísticos e afogamento, além de socorro a animais, como cães e gatos, e a captura de cobras, jacarés e outros bichos selvagens. Conhecimento acerca dos equipamentos, inclusive o de proteção individual, também foram repassadas.

No decorrer do treinamento, os participantes também aprenderam sobre técnica de massagem cardíaca e salvamento a vítimas conscientes e inconscientes e conheceram os extintores de incêndio e suas especificidades. O treinamento foi encerrado com a simulação de uma situação de combate a incêndio.

A CORPORAÇÃO

O 7º Grupamento de Incêndio atende aos municípios de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro (RJ) e Bananal (SP). Diariamente conta com um efetivo de 14 soldados, além dos agentes administrativos, que trabalham em sistema de revezamento de 24 por 72 horas, de segunda a domingo, ininterruptamente. Quando necessário, aciona apoio dos grupamentos de Resende e Volta Redonda. As chamadas de emergência/urgência são feitas pelo telefone 193.

Deixe um Comentário