Redução da jornada de trabalha dos psicólogos é tema de indicação de Soraia Balieiro  

0

RESENDE

A redução da jornada de trabalho dos psicólogos da cidade para 30 horas semanais. Essa é a proposta da vereadora Soraia Balieiro (PSB), por meio de indicação que já foi enviada para prefeitura para estudos de viabilidade.  A vereadora disse que esse horário já é realidade em outros municípios, como Santos, em São Paulo, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e Lapa, Paraná.

“Tenho conversado com profissionais da psicologia que me relataram que outros municípios já aderiram a essa carga horária para a categoria”, contou a parlamentar. Ela destaca, ainda, a importância da medida. “A redução da jornada de trabalho dos psicólogos não serve apenas para preservar a saúde mental e psíquica desses profissionais, mas também para assegurar a qualidade dos serviços prestados por eles à população”, argumentou a vereadora.

Soraia ainda reivindicou em outra indicação a inserção desses profissionais nas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), visando principalmente à luta contra a depressão. O programa Estratégia da Saúde da Família foi implantado pelo Ministério da Saúde em 1994 e é parte da estratégia de descentralização do governo federal, com o intuito de reduzir a demanda nos hospitais públicos. O trabalho da ESF compreende a aplicação de vacinas, atendimento odontológico, consultas, exames de rotina e a realização de campanhas de prevenção. “A incorporação de ações de saúde mental na atenção básica contribuirá para alavancar a Estratégia Saúde da Família de Resende, oferecendo melhor cobertura assistencial dos agravos mentais e maior potencial de reabilitação psicossocial para os usuários do SUS”, afirmou Soraia.

Ela sugere ainda que seja feito um projeto-piloto nesses moldes no ESF da Baixada da Olaria.

 

 

 

Deixe um Comentário