Seminário encerra a Semana do Aleitamento Materno em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quarta-feira, dia 7, o Seminário Municipal da Semana do Aleitamento Materno. O evento foi realizado no Parque Natural de Saudade e reuniu profissionais da Atenção Básica de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paismca), Williana Cardoso de Brito, o seminário teve a finalidade de orientar os profissionais acerca do estímulo ao aleitamento materno e formar multiplicadores de informações. “Com o tema ‘Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!’, a Semana de Aleitamento estabeleceu como foco o envolvimento de toda a família no processo de amamentação. “Muitas mães deixam de amamentar em função dos cuidados necessários aos demais filhos. É preciso envolver o marido e demais membros da família, numa parceria que garanta a amamentação do bebê pelo menos até os seis meses de vida”, detalhou Williana.

Representando o prefeito Rodrigo Drable, que está em viagem à Brasília, a vice-prefeita, Fátima Lima, observou a atuação profissional das mulheres. “Especificamente, nos órgãos públicos, Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, existe um desempenho massivo das mulheres. Acredito que o fato tenha origem no abraço e aconchego dispensado pelas mulheres ao amamentar. Comparo a importância deste seminário, a realização de uma grande obra, já que o aleitamento materno é um dos melhores investimentos para salvar vidas de mulheres e crianças, além de melhorar a saúde impacta decisivamente no desenvolvimento social e econômico dos cidadãos. Quando olhamos para trás percebemos o quanto avançamos, mas é fato que queremos e vamos trabalhar muito mais”, ressaltou a vice-prefeita.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, enfatizou que o aleitamento materno tem uma grande relação com a preservação da natureza, pois viabiliza a economia de recursos naturais, como água, gás e energia, além de reduzir a produção de resíduos, como latas de alumínio e caixas de leite longa vida. “O leite materno está pronto, na temperatura ideal para o bebê, e evita gastos para a família”.

O plantio de mudas para cada bebê nascido no município foi destacado pelo secretário. “Estamos concluindo esse projeto, que visa homenagear cada criança nascida em Barra Mansa e ainda favorecer a natureza com árvores plantadas em diversas localidades do município”.

benefícios do aleitamento materno:

Os benefícios para a mãe são: involução uterina diminuindo o risco de hemorragia pós-parto e anemia, proteção contra o câncer de mama e ovário, efeito contraceptivo (inibe a ovulação por seis meses), promoção do vínculo afetivo entre mãe e fillho; redução da ansiedade, economia e praticidade, e, o leite materno não estraga e não é preciso se preocupar com a falta de estoque.

Já para o bebê os benefícios são na composição nutricional ideal, proteção contra doenças, como infecção gastrointestinal, alergias, diabetes, desnutrição e osteoporose. Também melhora o equilíbrio emocional, fornece água na quantidade adequada para hidratação do bebê, e protege contra problemas motor oral e suas consequências. Além de reduzir a taxa de mortalidade, dar maior espaçamento entre o nascimento dos filhos, e diminui as internação médica e gastos com medicamentos.

Deixe um Comentário