Secretaria intensifica ações visando período de maior incidência de queimadas

0

BARRA MANSA

A Secretaria de Meio Ambiente está intensificando a fiscalização e combate aos focos de incêndio por conta da chegada do inverno que traz muito mais do que a baixa temperatura, pois com o clima seco, aumenta a incidência de queimadas. Segundo o secretário, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, as queimadas se acentuam entre os meses de junho e agosto.

“Infelizmente, os incêndios em matas registrados no município, em sua maioria, são provocados pela ação do homem na natureza, ocasionando grande perda de vegetação, afetando a fauna e a flora e prejudicando a proteção das nascentes. Numa proporção menor, as queimadas agravam o efeito estufa e aumenta a emissão de gás carbônico na atmosfera”, explicou o secretário, detalhando que nas áreas de plantio, a preparação da terra por meio de queimadas acaba prejudicando a biodiversidade existente na camada do solo.

Além da destruição das matas as queimadas prejudicam as pessoas. Com o ato criminoso, muitas pessoas, entre adultos e crianças, são alvo de rinite e sinusite alérgicas e até mesmo alergias na pele.

A Secretaria de Meio Ambiente de Barra mansa promove programas direcionados à sustentabilidade ambiental nas escolas municipais e de fiscalização ambiental.

Provocar incêndio nas matas e um crime ambiental previsto na Lei Municipal 3.049/98, que prevê multa entre 141 e 1.410 Ufir. Os valores são aplicados conforme a extensão da área atingida pelo fogo, agravantes e atenuantes.

O combate aos focos de incêndio é realizado diretamente pelo Corpo de Bombeiros. As denúncias de queimadas podem ser feitas pelo telefone 2103-3406 (Secretaria de Meio Ambiente) e o 193 (Corpo de Bombeiros).

 

Deixe um Comentário