Secretaria de Educação amplia projeto de aulas de xadrez para moradores de Itatiaia

0

ITATIAIA
A partir do próximo ano, o projeto Itachess, que ministra aulas gratuitas de xadrez para estudantes, será aberto para os moradores do município.  As inscrições já podem ser realizadas por meio de um formulário eletrônico.

De acordo com a Secretaria de Educação, as aulas acontecem todas as terças e quintas-feiras, das 18 às 20 horas, no Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Grégori, no bairro Campo Alegre. O projeto entrou em recesso esta semana e retorna no ano que vem, junto com as aulas da escola. Para se inscrever, basta acessar o link https://bityli.com/DGXPF ou ir nos dias de aula, acompanhado de um responsável para preencher a ficha de inscrição. A inscrição presencial na escola acontecerá apenas no ano que vem, após as férias escolares.

Atletas de Volta Redonda participaram do encerramento do projeto Itachees esta semana-Sonita Palmer/AECOM PMI

A Federação Brasileira de Xadrez, baseada em pesquisas desenvolvidas desde o início do século 20 em várias partes do mundo, afirma que o aprendizado de xadrez é uma atividade lúdica com base matemática, que é a linguagem do pensamento organizado. Além disso, o jogo estimula o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, inteligência e imaginação.
ENCERRAMENTO DO ANO 

O encontro de encerramento do ano, do Projeto Itachess, teve participação dos alunos, familiares e de três atletas de Xadrez de Volta Redonda, Nicolas Nascimento, de 14 anos, Kaio Nascimento, de 12 anos e Luiz Nascimento, de sete anos.

Eles, que são irmãos, compartilharam suas histórias com os alunos de Itatiaia e também jogaram com os participantes. Nicolas tem título pela Federação Internacional de Xadrez ( FIDE). Kaio é Mestre Nacional de Xadrez e tem título estadual, Municipal, Regional, brasileiro e ainda um título internacional contra a escola Russa do Karpov. Luiz também é Mestre Nacional e tem título regional, municipal, estadual e internacional.

Os pais dos alunos também jogaram e participaram de um bate-papo com o pai dos atletas de Volta Redonda e com o treinador do Clube dos Funcionários, Leandro Nascimento.

Deixe um Comentário