Secretaria de Cidades projeta melhorias para Visconde de Mauá

0

RESENDE

A Estrada Parque RJ-163, principal acesso para a região de Visconde de Mauá, deve sofrer reparos para evitar deslizamentos e posteriormente ter o pavimento aprimorado. Os investimentos foram tema de recente reunião entre a nova diretoria da Região de Visconde de Mauá Convention & Visitors Bureau (RVMC&VB) e a Secretaria das Cidades, pasta vinculada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro que abrange também o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). A RVMC&VB é a nova classificação da Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá (Mauatur) que desde 2019 tornou-se filiada à Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de janeiro.

A RVMC&VB elegeu durante assembleia geral ordinária realizada em Visconde de Mauá, no dia 1º, os novos membros do Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, mantendo por dois anos Paulo Gomes como presidente e Luiz Alves como vice-presidente. A melhoria no acesso ao principal cartão-postal de Resende é uma das metas da nova gestão que agendou o encontro no Rio de Janeiro para pleitear investimentos. “Tivemos reunião com o secretário estadual de Cidades, Uruan Andrade Cintra, que assumiu os compromissos a curto e médio prazo sobre a questão da RJ-163, os 28 trechos de encostas que precisam ser recompostos. Para isso estão contratando a Coppe para que em até dois meses possam fazer um estudo e apresentar ao estado para providenciar a licitação visando a reconstrução das encostas. E depois, num segundo momento, promover o recapeamento completo da RJ-163″, disse Paulo Gomes, citando o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), unidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro que coordena os programas de pós-graduação em Engenharia.

Luiz Paulo, Uruan Cintra e Paulo Gomes durante reunião na sede da Secretaria de Cidades – Divulgação

No encontro houve a promessa do Governo do Estado em agilizar o remendo nos buracos da estrada e promover a manutenção da capina e limpeza das canaletas e bueiros, tanto da RJ-163 quanto da RJ-151. O secretário de estado de Cidades, Uruan Cintra comentou as medidas a tomar a partir da reunião. “Vamos fazer uma manutenção rápida na RJ-163 e fazer projeto para atendermos os 28 deslizamentos que hoje tem na serra e, depois, fazermos o recapeamento nela toda. Vamos entrar com a concepção do projeto para acabar com os deslizamentos e depois fazer o recapeamento”, disse.

CAPACIDADE DE CARGA

A diretoria da RVM&CB também levou ao conhecimento do Governo do Estado a necessidade de definir a capacidade de carga, o controle do limite de visitantes na região de Visconde de Mauá. Os diretores já tiveram reunião sobre o tema com a Secretaria Estadual de Turismo e na próxima semana tem agenda com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Eles buscam ainda o apoio da Universidade Federal Fluminense para colaborar com suporte cientifico aos estudos sobre o limite de pessoas na localidade, sem gerar riscos ao patrimônio turístico. “Sabemos que são metas complexas e um desafio, por isso, vamos precisar de muito apoio dos associados e todos aqueles que queiram se incorporar nessa gloriosa ação para o bem do nosso futuro. Traduzindo tudo isso, na Região de Visconde de Mauá não cabe 20 mil pessoas ao mesmo tempo, por exemplo. Então, pensamos na ideia da criação de um portal para controlar isso. É uma preocupação da RVMC&VB para preservar o nosso destino turístico”, finaliza Paulo Gomes.

Deixe um Comentário