Saúde alerta: crianças com 2 até 5 anos e moradores de 55 a 59 anos devem ir aos postos receber vacina contra HIN1

0
ITATIAIA
Após cerca de dois meses do início da campanha de vacinação contra o vírus Influenza (H1N1), em Itatiaia, o setor de Imunização, da Secretaria de Saúde, orienta aos moradores que levem as crianças com idade entre 2 até 5 anos aos postos de saúde para receberem a imunização, assim como os moradores entre 55 e 59 anos que compareçam às unidades para receberem a dose.
Segundo dados do Setor de Imunização, já foram vacinadas 7.317 pessoas, no município. A meta em relação aos idosos foi superada: o objetivo era imunizar 3153 idosos e até o momento, 3975 foram imunizados. A preocupação tem sido com esses dois grupos, cuja meta de vacinação ainda não foi atingida.
– A vacinação continua sendo realizada em todos postos de saúde. Precisamos que essas pessoas procurem as unidades, os responsáveis precisam levar as crianças, principalmente as que tem idade de 2 até 5 anos. Queremos alertar os moradores de 55 a 59 anos, pois a procura nesta faixa etária está baixa. É bom ressaltar que essa vacina não protege do coronavírus, mas ajuda a fazer um diagnóstico diferenciado. Se a pessoa já está vacinada e apresenta sintomas do vírus, como a Síndrome Aguda Respiratória, descartamos a possibilidade de ser H1N1 – declara a coordenadora do Setor de Imunização, Andrea Millen.
A campanha de vacinação contra o vírus seguirá, no município até o dia 30 de junho. Todas as pessoas incluídas no público-alvo podem receber a dose. Para ser vacinado, basta se dirigir às unidades de saúde do município munido de máscara de proteção, sempre respeitando as regras de distanciamento. Também é recomendado que a pessoa que irá ser vacinada esteja com sua carteira de vacinação em mãos.
O público alvo inclui idosos, profissionais da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, puérperas com até 45 dias de parto, portadores de doenças crônicas, crianças de 6 meses até 6 anos, adultos de 55 até 59 anos, professores e motoristas. A vacina, composta por vírus inativado e, protege contra os vírus Influenza A(H1N1)pdm09, A(H3N2) e Influenza B.
error: Conteúdo protegido !