Sassaricando – Oscar Nora – 8 de julho de 2020

0

Reprodução/YouTube

Flamengo e Fluminense decidem no Maracanã o título da Taça Rio. Maiores campeões do torneio estadual, é o segundo confronto direto entre eles na disputa da segunda fase do Cariocão. Pode-se dizer, além dessa curiosa filigrana histórica, que jamais houve antes na história deste país, um clássico tão birrento como o de logo mais à noite.
+
Os quatro meses sem partidas de futebol e estádios sem torcida arrasaram as finanças dos clubes, das federações e da Rede Globo, detentora dos direitos das imagens dos jogos. Então, como “em casa que falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão”, surgiu um conflito de conseqüências imprevisíveis.
+
No caso do Rio de Janeiro, quando passou a ficar mais próxima a data do reinício do campeonato estadual 2020, a federação e os clubes assinaram novo contrato com a Rede Globo para transmissão dos jogos. Entretanto, desejando um valor mais alto para a cota que lhe foi oferecida, o Flamengo não assinou o documento.
+
Baseado em medida provisória, dando ao clube mandante o direito de escolha do seu parceiro na exibição da partida, o Flamengo bancou por conta própria na FlaTV a transmissão dos seus jogos contra o Boa Vista e o Volta Redonda. A desafiadora iniciativa resultou em afiadas ferpas de ambos os lados.
+
Descontente, a Rede Globo resolveu não transmitir o jogo desta noite o que poderia fazer porque, além de ter contrato vigente com os outros clubes, o Fluminense é o mandante da partida. Ao negar-se, a Globo criou revolta na Ferj que emitiu nota oficial: “A emissora distorce, às escâncaras, a ordem judicial a qual está submetida, criando subterfúgios literários para justificar sua intenção de descumprir o contrato em vigor (por força de decisão judicial) de transmissão do Campeonato Estadual da Série A de Profissionais.”
+
Por sua vez, inicialmente contrário ao reinício do campeonato estadual e afirmando que não jogaria no Maracanã, o Fluminense repensou sua posição. Decidiu atuar no estádio, preparou-se para inaugurar novas atividades para a FluTV e no momento em que escrevo, o mais provável é que ceda os direitos da transmissão para a Rede TV.
+
Implacável e surpreendente como o coronavírus (Covid 19), o final desta novela ninguém sabe ao certo como será. A Globo pagará multa de 5 milhões de reais à Ferj? Ressarcirá os telespectadores que pagaram antecipadamente a cota do pay per-view e não receberam a imagem? Outra rede de televisão exibirá os jogos ou será a FluTV? O rompimento com a Rede Globo é definitivo?
+
Até agora a única certeza é que vencendo o jogo desta noite, o Flamengo se sagra campeão e o campeonato acaba. Se o Fluminense vencer, haverá mais dois clássicos entre eles para definir o campeão estadual 2020. E como o campeão da Taça Rio precisa ser definido hoje à noite, em caso de empate teremos a velha e emocionante decisão nos pênaltis.

error: Conteúdo protegido !