Santa Casa de Resende conquista licença de funcionamento da Vigilância Sanitária

0

A Santa Casa recebeu a licença de funcionamento da Vigilância Sanitária, após 20 anos. A notícia foi comemorada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD) lembrando que o local passou por um longo período de insalubridade, falta de estrutura e atendimento precário. Agora, pode ser tratada novamente como referência em saúde de qualidade. Diogo frisou a realização de um choque de gestão e aplicação de recursos por parte da prefeitura, serviços como a compra de medicamentos controlados direto com os laboratórios por preços menores.

De acordo com o prefeito, a Santa Casa estava em condição precária em relação ao seu estado sanitário. “Era mofo na parede, muitas infiltrações, o que impossibilitava que a entidade conseguisse a licença de funcionamento. Todas as intervenções realizadas, internas e externas, garantem que a população tenha um atendimento com cada vez mais qualidade, com toda a estrutura necessária. Importante ressaltar que isso tudo só foi possível por conta da participação e dedicação dos servidores municipais e dos bravos gestores e funcionários de nossa nova Santa Casa de Resende”, comemorou Diogo Balieiro Diniz.

Ele lembrou que para que a licença fosse expedida pela Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado, era necessário que a Santa Casa fizesse adequações estruturais. A prefeitura, através da Comissão de Gerenciamento de Risco Sanitário e diversos grupos de servidores, realizou as intervenções, como a construção do abrigo de resíduos, o que evita diversos riscos de contaminação através de lixo hospitalar.

Além disso, a sala de endoscopia também sofreu alterações e passou por reformas. As lixeiras de todo o prédio foram readequadas. Agora contam com tampas e pedais, evitando o contato com as mãos dos funcionários. Acessórios e equipamentos para a higienização das mãos estão também disponíveis, assim como foi regularizada a compra de utensílios básicos como papel toalha, em falta há algum tempo.

AMPLIAÇÃO

O número de atendimentos e cirurgias foi ampliado pela Santa Casa de Resende. Neste ano foram realizados cerca de 300 mil exames laboratoriais, mais de dez mil exames de Raio X, aproximadamente 40 mil consultas e 1.563 cirurgias gerais.

Benefícios aguardados desde 2013 são pagos após economia da Secretaria de Educação

Cerca de 500 profissionais da Educação voltaram a receber benefícios previstos no estatuto e que estavam suspensos desde a administração passada. Alguns servidores, que haviam solicitado adicionais de qualificação, vantagens pecuniárias e auxílio ensino aguardavam pelo pagamento desde 2013. Inicialmente, 498 profissionais foram beneficiados. Para obter os recursos e pagar os direitos dos educadores, a Secretaria de Educação implantou uma política de austeridade e suspendeu contratos considerados desnecessários, chegando a uma economia de mais de R$ 5,3 milhões.

Do total de profissionais atendidos, 82 receberam ajuda de ensino; 114 foram beneficiados com adicional de 30% por conclusão de curso de pós-graduação; 20 receberam adicional de 20% por terem feito curso de graduação; dois receberam o mesmo benefício, porém no percentual de 70%, por terem feito doutorado; e o mesmo número de profissionais (dois) receberam adicional de 50% por terem concluído o mestrado. Além disso, um profissional recebeu complementação e 277 educadores receberam adicional de qualificação, em percentuais que variam de 2,5% a 30%. Todas as gratificações incidem sobre o salário base e foram liberadas após análise jurídica.

Deixe um Comentário