Santa Casa de Barra Mansa investe em gestão profissional

0

BARRA MANSA

Em busca de excelência na saúde regional, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa inova sua atuação com gestão moderna, segura e eficaz. Essa evolução acontece desde 2018, decisão acertada da provedoria, junto ao Conselho, pois devido à grandiosidade e complexidade, a unidade exige profissionalismo e experiência para desempenho à altura de sua capacidade.

E foi para atender essa necessidade que o provedor, Dr. Getúlio José Pereira concretizou a contratação do diretor executivo, Fernando Moreira. Especialista em Gerenciamento de Projetos, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), pós-graduado em Gestão de Serviços Hospitalares pelo Hospital Israelita Albert Einstein e com atuação na área de Gestão de Saúde desde 1998.

“Realizamos um planejamento estratégico como ponto de partida desse trabalho, com o objetivo de identificar as principais necessidades, riscos, oportunidades e ameaças para que fosse traçado um plano de ação eficiente”, afirmou Fernando.

Investimentos iniciais

Segundo o diretor, partiram da premissa de que pessoas competentes e qualificadas tornam o trabalho mais eficiente e trazem bons resultados. “Assim, investimos em pessoas dentro de cada setor. Inicialmente, valorizamos os talentos da própria instituição. E para as funções em que ainda não tínhamos especialistas, trouxemos profissionais de fora. Hoje, nossa equipe é forte, competente e preparada para trabalhar diante de todos os cenários que aparecem”, garantiu o diretor.

Revitalização e ampliação

Atualmente, a Santa Casa tem passado por diversas obras de reforma e ampliação. E tudo foi definido a partir de um escritório de projetos montado pela atual direção, que com os resultados dos estudos, conseguiu fazer um planejamento estratégico para atuar nas prioridades. “Começamos por atender aos órgãos reguladores. No momento, nossas obras são para melhorias, comodidade e conforto. Bem como acessibilidade, correção de fluxo, ambientação e ampliação de leitos de UTI”, explicou Fernando, completando que “os novos leitos de UTI agilizam as cirurgias, atendem melhor o setor de emergências e urgências e toda a alta complexidade”.

Outros pontos de melhorias são os serviços de Gastroenterologia – que foi todo revitalizado e conta com novos especialistas; o Laboratório de Análises Clínicas, antes terceirizado e agora é setor próprio da Santa Casa, agilizando os resultados. Houve também o remanejamento para frente do hospital, a fim de melhorar acessibilidade a todos os clientes, inclusive com estacionamento na porta. O espaço conta com uma estrutura moderna, tecnológica e acolhedora.Neste momento, estamos finalizando as obras de ampliação da recepção central, pronto-socorro convênio e SUS. Essas obras irão trazer diminuição do tempo de espera no atendimento, maior conforto, humanização e segurança tanto aos pacientes, quanto aos profissionais que aqui atuam”, explicou.

Novas obras

O diretor também sinalizou que já existe um projeto de reforma e ampliação do Centro Cirúrgico, que hoje conta com seis salas e passará a ter dez, aumentando as vagas para cirurgias. Além dessas, há outras obras previstas, como a construção de 20 novos leitos de UTI, a reforma do refeitório, reforma e ampliação da área de descanso para os profissionais, banheiros e vestiários.

Fernando destaca também que a reforma e ampliação da UTI e do Centro Cirúrgico, irá proporcionar maior equilíbrio no recebimento e acolhimento das complexidades recebidas pelo hospital, que vem crescendo a cada ano. “Também estamos em processo de construção de um Plano Diretor, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2021, que alinhado ao planejamento estratégico, irá proporcionar um crescimento ordenado com diretrizes que atendam às necessidades do hospital”, afirmou.

Relação com a prefeitura

Em relação à atuação conjunta da Santa Casa com a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Fernando Moreira explicou que a parceria proporciona grandes melhorias ao hospital, em benefício à população barra-mansense e região.

Toda a direção do hospital destaca que o secretário de Saúde não mede esforços em recursos e soluções para otimizar cada vez mais o atendimento aos pacientes do SUS. “O prefeito, é sempre pontual com os pagamentos, muito envolvido e presente no dia a dia da assistência aos pacientes do SUS”, disse o provedor, Dr. Getúlio José Pereira.

Fernando ressalta que nesse momento, o envio de recursos, por intermédio da prefeitura, tem sido essencial para manutenção dos serviços prestados aos pacientes. “Nos reunimos frequentemente para tratarmos de projetos inovadores e que possibilitem uma assistência digna e de qualidade à população”, cita.

Atendimento de convênios

O diretor executivo detalhou como é o atendimento da Santa Casa aos pacientes de convênios e particular. Por ser um hospital privado, “Hoje a Instituição está estruturada em especialidades, tecnologia e hotelaria, que vem proporcionando aos pacientes melhor experiência”, garantiu.

Nessa nova gestão, foi criado um setor de relacionamento com as operadoras, onde todos os contratos foram organizados e atualizados. Além da definição de uma linha de atuação, com foco em manter bom relacionamento com as operadoras e promover ainda mais benefícios aos clientes. “Acredito que o modelo de remuneração fee for service (pagamento por serviço), está ultrapassado. Por isso, estamos negociando com as operadoras modelos de conta aprimorada. Trazendo mais transparência, agilidade no processamento das contas para ambos os lados e equilíbrio econômico-financeiro, que gerará uma facilidade na avaliação do desempenho assistencial. Assim, teremos como foco a saúde do paciente e não a doença”, contextualiza.

Saúde financeira

No que diz respeito às finanças da entidade, a diretoria estabeleceu uma matriz de priorização com critérios de avaliação. E foi implementada a política de entrada e saída de recursos, com objetivo de confrontar os rankings das despesas e receitas. Assim, utilizam a receita mais segura para pagar a despesa estratégica.

“Fizemos uma revisão nos processos de contabilidade, financeiro e faturamento, que possibilitou uma correção na receita e no custo do hospital. Um ponto importante, foi o modelo de gerenciamento de aquisição implementado. Todas as ações vêm resultando em um modelo de atuação financeira segura”, disse.

Fernando aproveita para deixar uma mensagem aos profissionais: “Agradecemos a todos os profissionais que atuam na Santa Casa de Barra Mansa, que neste momento de pandemia, enfrentam de cabeça erguida, com coragem, senso de urgência e com o espírito de humanização elevado”.

Como ficará a nova fachada da Santa Casa – Foto: Divulgação

E assim, com todos esses avanços, tanto pacientes e familiares, quanto profissionais da Santa Casa desfrutam das mudanças que ocorrem nesses dois anos. Em breve, a nova fachada, mais moderna, que traduz esse novo momento do hospital, promete encantar toda a população de Barra Mansa e região.

Deixe um Comentário