Saae-BM promove oficina pública para debate da construção do PMGIRS

0

 BARRA MANSA

Foi realizada na última quarta-feira, 10, a segunda oficina pública de apresentação e debate da Construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município. O evento, realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), aconteceu no Parque de Saudade e foi transmitido pela internet. Participaram representantes de diversos segmentos da sociedade civil.

A oficina faz parte do controle social determinado pelas Leis Federais 12.305/10 de Política Nacional de Resíduos Sólidos e Lei 14.026/20 – Novo Marco Regulatório de Saneamento Básico.

O PMGIRS é um plano dividido em sete produtos que norteiam os programas, ações e investimentos relativos aos resíduos sólidos do município. O prazo para aprovação é agosto deste ano e deve entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022. O planejamento, além de ser realizado para atender uma Política Nacional, vem com o viés de auxiliar a cidade na forma de gestão e construção de uma política de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

“É importante salientar o esforço do nosso prefeito Rodrigo Drable nas questões ambientais e na disciplina gerenciada do setor de resíduos. O PMGIRS é mais que uma exigência legal, mas uma necessidade de sobrevivência e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. O Plano foi dividido em 7 etapas/produtos. O de hoje é o Prognóstico que estabelece as necessidades de ampliação, setorização, regulação e financiamento do Plano”, disse o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo.

Consulta da Versão Preliminar do Produto IV

A versão preliminar do prognóstico (produto IV) do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Barra Mansa e o vídeo da segunda oficina com o Grupo de Sustentação (Sociedade Civil) já está disponível pelo link: http://barramansa.liderengenharia.eng.br/. Para acessá-los, basta clicar no menu Biblioteca. A comissão responsável criou esse espaço de consulta para colher contribuições que possam trazer melhorias ao plano. No site, também, há o espaço para fazer suas contribuições na aba Início.  A consulta ficará aberta até o dia 17 deste mês.

Deixe um Comentário