Rotas turísticas estratégicas do Brasil passam por diagnóstico

0

RIO DE JANEIRO

Começou o mapeamento e diagnóstico de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil, distribuídas em 158 municípios e contempladas pelo programa Investe Turismo. A parceria, firmada entre o Ministério do Turismo e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em outubro, permitirá traçar as condições de transporte nessas rotas, incluindo a estrutura existente, integração dos modais e a disponibilidade de informações aos turistas.

Na avaliação do secretário nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza, a oferta de infraestrutura e integração entre os diversos modais de transporte é determinante para o desenvolvimento de destinos turísticos. “Este diagnóstico será fundamental para que consigamos planejar melhorias de infraestrutura nestas rotas e proporcionarmos mais conforto, segurança e viabilidade aos turistas nos deslocamentos”, justifica o secretário. “Assim, vamos oportunizar investimentos no setor e importantes parcerias que vão gerar mais empregos e renda no Brasil”, afirma.

O mapeamento abrangerá os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo das 30 rotas turísticas do programa Investe Turismo e possibilitará o planejamento de melhores condições ao transporte turístico de passageiros. No novo mapeamento, será feito o levantamento de legislações e resoluções que podem ser aprimoradas e mapeamento de infraestruturas e serviços de rotas turísticas, inclusive, com visitas, já estão em curso.

Além do diagnóstico das necessidades específicas no que se refere ao deslocamento de pessoas, a parceria com a universidade prevê o desenvolvimento de uma estratégia de capacitação aos setores públicos locais e entidades privadas ligadas ao turismo. E, ainda, o desenvolvimento de uma base georreferenciada com os principais elementos de infraestrutura e informações das 30 rotas turísticas.

No Sudeste, o estado do Rio de Janeiro tem entre os destinos a serem mapeados os municípios de Angra dos Reis com a Ilha Grande e Paraty, ambos na região da Costa Verde.

Angra dos Reis também esta na lista da rota estratégica do turismo no Sudeste – Divulgação

Em 2019, Paraty e Ilha Grande receberam o título de Patrimônio Cultural e Natural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O sítio contempla o centro histórico de Paraty e as reservas de Mata Atlântica da região da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Segundo o Ministério do Turismo, com o reconhecimento internacional, a região se tornou o primeiro sítio misto do Brasil. 

A proposta reconheceu a paisagem exuberante da região, espalhada desde o nível do mar até as vegetações de altitude, com mais de 2 mil metros, passando ainda pela biodiversidade da região, preservada no Parque Estadual da Ilha Grande, na Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual do Aventureiro, além da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.

INVESTE TURISMO

O programa Investe Turismo é um esforço conjunto entre Ministério do Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) para acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas distribuídas em 158 municípios do país. O programa prevê investimentos e ações de incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, melhoria de serviços, inovação e marketing.

Deixe um Comentário