Roda de conversa visa levar respeito às diversidades religiosas em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do respeito às religiões, a Comissão de Igualdade Racial e Tolerância Religiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizará na próxima quarta-feira, dia 21, às 18 horas, uma mesa redonda no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília. Com o tema ‘Respeita a Minha Fé’, o evento reunirá representantes das diversas denominações religiosas para dialogar sobre as diversas violências sofridas pelas comunidades da matriz africana.

A finalidade do encontro é esclarecer a história social da intolerância, ouvir a comunidade e traçar estratégias para o combate à violência. A estimativa é de que 200 pessoas estejam presentes. Os palestrantes convidados são: o professor de história e coordenador da Coordenadoria de Religiões Tradicionais Africana, Babalawo Ivanir dos Santos; o pároco de Barra do Piraí, padre Juarez Sampaio; o pastor da Juventude da Igreja Batista, Elvino Pinheiro; a sacerdotisa na Casa de Umbanda Nossa Senhora da Guia, mãe Célia Morais; e, sacerdotisa da casa Muichi Omario, Lalorixá Azugueran.

Segundo a advogada e presidente da Comissão que está organizando o evento, Elige Domingos da Silva, de 33 anos, a ideia é evitar que episódios de intolerância se tornem comuns na região. “Nas notícias vemos muitos casos de intolerância com a fé do próximo. Em Volta Redonda, teve um caso que não foi denunciado oficialmente, mas chegou até nós o rumor de uma casa que foi apedrejada no bairro Três Poços”, disse, completando que é necessária uma política de conscientização para desmistificar religiões que sofrem preconceitos.

Deixe um Comentário