Roda de Conversa marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites em Resende

0

RESENDE

O Serviço de Assistência Especializada – SAE IST/HIV/Hepatites Virais, realiza nesta quinta-feira, dia 27, uma roda de conversa sobre a Eliminação das Hepatites Virais para os profissionais de saúde da rede municipal. O evento, que marca Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28, acontece às 14 horas, no Auditório da antiga Câmara.

A palestra acontece em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPs). Os interessados já podem se inscrever pelo link: https://curtlink.com/7yKquDY

As hepatites são infecções graves causadas por vírus que atacam as células do fígado. Existem cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E, porém apresentam transmissão e sintomas diferentes. A coordenação do SAE de Resende destaca que em caso de suspeita, o morador deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de casa ou em caso de sintomas graves, a unidade hospitalar.

No município, são realizados testes rápidos de sangue para descobrir as hepatites B e C. O procedimento consiste na coleta de algumas gotas de sangue colhidas na ponta do dedo. O resultado sai em até 30 minutos. Os casos confirmados serão encaminhados para o SAE para avaliação, tratamento e acompanhamento.

Exames para detectar hepatites são realizados pelo Serviço de Assistência Especializada, no Centro de Resende-Raimundo Brasil/PMR

A unidades básicas de saúde realizam os testes na rotina e também em campanhas realizadas quinzenalmente, em horário estendido, das 17 às 21 horas, contemplando munícipes que não conseguem ir durante o horário comercial, por conta do trabalho e sua rotina. Na sede do SAE, também realizamos os testes todas as terças-feiras, das 9 às 11 horas, ou por agendamento via telefone 3354-6752. As datas e locais das campanhas são divulgadas nas redes sociais da Prefeitura de Resende. “Já existe cura para a Hepatite C e alguns pacientes já receberam alta do acompanhamento em nossa cidade. Até há alguns anos, a infecção era considerada crônica. Atualmente o paciente passa por um tratamento que dura em média 3 meses, por meio de comprimidos via oral, com poucos efeitos colaterais e alta eficácia”, informou a coordenadora do SAE/IST/Hepatites Virais, Paula Carolina Ignácio Peixoto.

Paula Carolina explicou anda que não é necessário encaminhamento ou solicitação médica para realizar o teste rápido, basta apresentar documento de identidade com foto e cartão do SUS. “O médico também poderá incluir os testes da Hepatite B e C durante o pedido de exames de rotina, realizados também no laboratório municipal”, complementou.

Vale destacar que existe vacina para Hepatite B no calendário de vacinação e está disponível nas unidades básicas de Resende. Para ter a eficácia são necessárias três doses.

TIPOS DE HEPATITE, SINTOMAS E TRANSMISSÃO

Na Hepatite A, a transmissão mais comum acontece por fecal-oral, por contato pela água, alimentos contaminados, mãos sujas ou mal lavadas de fezes contaminadas. Para se prevenir basta ter cuidado com água potável, higiene correta das mãos, principalmente após o uso do banheiro, e lavagem correta dos alimentos. A cura geralmente é espontânea.

Já as Hepatites B e C são infecções sexualmente transmissíveis (IST), transmitidas por relação sexual, sem uso de preservativos. Porém, também podem ser transmitidas por meio de contato com sangue de algumas formas como: da mãe para o filho durante a gravidez e o parto; compartilhamento de materiais perfurocortantes, uso de drogas injetáveis e inaláveis: agulha, cachimbo, canudo; realização de tatuagens e piercings; micropigmentação de sobrancelhas e lábios; unhas em manicure ou podólogo; procedimentos cirúrgicos e odontológicos, sem esterilização correta; compartilhamento de objetos pessoais de contato com sangue como alicates de unha e lâminas de barbear; entre outros.

As Hepatites Virais, na grande maioria dos casos não apresentam sintomas, são consideradas infecções silenciosas. Mas podem apresentar icterícia, cansaço, dor abdominal, náusea e vômitos. Os casos graves podem evoluir para cirrose e câncer de fígado. Os vírus D e E ainda não foram notificados na região sudeste.

O SAE IST/HIV/Hepatites Virais fica na Rua Dr. João Maia, n°42, no Posto Resende, no Centro Histórico da cidade. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Deixe um Comentário