Enchente atingiu aproximadamente 100 casas no distrito Amparo, em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

As chuvas que atingem o Sul Fluminense seguem causando alguns transtornos nas cidades. Dessa vez o Rio Turvo, do distrito de Amparo, em Barra Mansa, transbordou no início da noite de terça-feira, dia 4. A água entrou nas residências chegando a alcançar um metro. Não houve vítimas, desalojados ou desabrigados.  A região alagada possuiu aproximadamente 100 casas. Segundo informações da Defesa Civil, a cheia foi provocada pelo excesso de chuva que caiu na região de Conservatória, na cidade de Valença.

O A VOZ DA CIDADE esteve no distrito e conversou com alguns moradores que relataram que a madrugada de terça para quarta-feira foi de aflição. De acordo com os depoimentos, os próprios vizinhos se ajudaram e uma pessoa entrou na água para resgatar um cavalo.

Ontem as equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local para auxiliar os moradores na limpeza das áreas atingidas e avaliaram se a estrutura de algum imóvel foi afetada.  O coordenador do órgão, Sérgio Mendes, explicou que no distrito não há pluviômetro, o que inviabiliza a medição do volume de chuvas e o sistema de alerta a população. “A falta do equipamento impossibilita que a Defesa Civil faça o alerta para que os moradores deixem suas residências ou coloquem móveis, objetos pessoais e documentos em local seguro”, disse.

A moradora Selma Maria de Jesus, de 36 anos, perdeu tudo dentro de casa. “É uma situação muito difícil. A água subiu muito e não deu tempo de salvar as coisas”, relatou, contando que mora com cinco crianças na casa.

Outra pessoa que falou ao jornal foi a Neuza Tosta, de 57 anos. Ela contou que por volta das 20 horas a água começou a subir, mas três horas depois ela abaixou. No entanto, durante a madrugada a enchente voltou com mais força. “Graças a Deus não houve nada de perigoso que pudesse colocar alguém em risco. Mas ainda estamos muito apreensivos porque as chuvas vão continuar”, lamentou.

MAIS CHUVAS

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a previsão é de chuva para os próximos 15 dias em várias partes do Brasil. Existem acumulados de chuva significativos concentrados entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e podem variar entre 80 e 200 mm.

Cerca de 100 moradores foram pegos de surpresa e alguns perderam tudo – Foto Fábio Guimas

Auxílio aos moradores

Funcionários da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos estiveram na região alagada a fim de verificar necessidades como colchões e alimentos. Eles também checaram o cadastramento dos afetados em programas sociais do governo. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também realizou a distribuição de cloro para a realização da limpeza das casas.

Rios de Barra Mansa estão com nível alto

As fortes chuvas em Bananal (SP) e na região do Sertão dos Hortelãs (RJ), elevaram o nível do Rio Barra Mansa, porém não provocaram transtornos na Rua Florianópolis, no Nova Esperança. Na região da Colônia o volume de água do Rio Bananal subiu bastante também em função das chuvas, porém o rio se manteve na calha.

O coordenador da Defesa Civil informou que o volume do Rio Paraíba do Sul está 1,10 metro acima do normal. Pela manhã, a medição apontava para 3.2 metros de profundidade. “Quando o Paraíba chega a 3,5 metros de profundidade atinge a sua cota de alerta e já provoca alagamento em locais como a Vista Alegre, Vila Maria e Eduardo Junqueira”, detalhou.

Deixe um Comentário