Rio Pirapetinga transborda novamente em Resende

0

RESENDE

A Defesa Civil do município está monitorando o nível do Rio Pirapetinga, afluente da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, que voltou a transbordar nesta segunda-feira, dia 1º. Além do monitoramento, a prefeitura também disponibilizou as famílias da comunidade de São Januário, nas proximidades do bairro Jardim do Sol um ônibus e um caminhão caso ocorra alagamentos no bairro.

Nesta madrugada o Rio Pirapetinga voltou a encher. A Defesa Civil fez o alerta a população que vive ao longo do trecho que corta o município. “No período da madrugada o Rio Pirapetinga voltou a transbordar na madrugada. A equipe da Defesa Civil emitiu alerta para a população. O rio voltou para a calha. No entanto, no período da tarde, novamente inundou”, explicou o diretor da Defesa Civil do município Flávio Germano, informando que a equipe retornou para a comunidade do São Januário. “Temos equipes que estão acompanhando todo o trabalho e a prefeitura dando suporte preventivo a comunidade do São Januário. Colocamos um ônibus e caminhão caso ocorra a necessidade de retirada das famílias que ainda estão na localidade”, informou.

Prefeito Diogo Balieiro vistoria áreas afetadas em Resende nesta segunda-feira-Redes Sociais

A prefeitura preparou um abrigo na Escola Estadual Governador Roberto da Silveira, no bairro Paraíso, onde poderão ser levados os desabrigados e desalojados. “Está tudo preparado para atender a população. Caso tenha necessidade, vamos levar as pessoas para a escola. Ainda não foram mobilizadas as pessoas para o local, se o rio Pirapetinga não baixar o nível”, disse o diretor da Defesa Civil.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz acompanhou no final desta manhã as Estradas da RJ-163 que liga a região Serrana de Visconde de Mauá e a RJ-161, na Serra do Eme, onde ocorreram deslizamentos de terra e ainda o nível do Rio Pirapetinga em alguns pontos da cidade. “Depois de atender meus pacientes no consultório, fui acompanhar de perto os trabalhos de retirada de barreiras das estradas. O Departamento de Estradas de Rodagens (DER) está atuando na RJ-163, para liberar a estrada que está interditada. Já a RJ-161 está liberada, com pontos em meia pista. Mas é preciso atenção de quem passar por lá. Há máquinas trabalhando para a retirada de barreiras. Já o Rio Pirapetinga já está acima da calha. Por precaução, a Prefeitura está com ônibus e caminhão à disposição da comunidade São Januário e com abrigos temporários preparados caso haja necessidade de retirar os moradores”, comentou o prefeito em sua rede social.

Barranco desliza no distrito de Engenheiro Passos, em Resende – Redes Sociais

DESLIZAMENTO DE TERRA EM ENGEHEIRO PASSOS

No distrito de Engenheiro Passos, localizado a cerca de 30 quilômetros do Centro de Resende, ocorreu um deslizamento de terra no trecho de acesso a Praça São Benedito ao Centro do distrito. “Um barranco ficou encharcado devido à chuva constante. Equipe da Defesa Civil esteve no local e realizou a limpeza. No entanto, como forma preventiva, o trecho está interditado”, contou, em sua rede social, o presidente da Câmara de Vereadores, Reginaldo Paulo da Silva, o Reginaldo Engenheiro Passos, que é morador do local.

Deixe um Comentário