Rio Pirapetinga passa a ser monitorado por câmeras de segurança da Defesa Civil de Resende

0

RESENDE

A Defesa Civil finalizou, nesta semana, mais uma etapa de monitoramento preventivo de níveis de rios no município. O Rio Pirapetinga passou a contar com o sistema de monitoramento por câmeras de segurança. A ação busca monitorar o comportamento do nível do Rio em tempo real e tomar as medidas necessárias, em casos de alertas ou alarmes. O serviço teve início há algumas semanas e foi finalizado na quarta-feira, dia 9. Este é o segundo rio a ser monitorado, o primeiro foi o Rio Sesmaria.

A instalação do sistema de monitoramento contou com o apoio das equipes de eletricistas das Secretarias Municipais de Administração e de Obras e Serviços Públicos.

A ação busca monitorar o comportamento do nível do Rio em tempo real-Divulgação PMR

De acordo com o diretor da Defesa Civil do município, Flávio Germano da Silva, esta é mais uma importante etapa de planejamento para prevenção de desastres e transbordamentos de rios em Resende. Após esta instalação, as equipes realizarão o monitoramento remoto por meio de aplicativo no celular. “Mais uma etapa do trabalho de prevenção, feito em conjunto, concluída. Assim, conseguimos otimizar o tempo e proporcionar mais segurança para a equipe da Defesa Civil. Com esse trabalho preventivo de monitoramento remoto em tempo real, conseguimos salvar vidas e tomar todas as medidas necessárias em casos de alertas e alarmes”, explicou Flávio Germano.

Este foi o segundo sistema de monitoramento instalado em um rio no município. No final deste mês passado, a Defesa Civil também tomou medidas importantes para o monitoramento do Rio Sesmaria. As equipes instalaram câmeras de monitoramento em tempo real e, ainda substituíram a régua responsável pelo monitoramento, que é capaz de mensurar com maior precisão e confiabilidade o nível do rio. Além disso, retiraram troncos de árvores que obstruíram a calha do Rio Sesmaria.

Deixe um Comentário