Resende terá live celebrando os 20 anos do Parque das Águas

0

RESENDE

Criado em 2000, o Parque das Águas, situado no bairro Jardim Jalisco, completará 20 anos de existência no dia 21 de julho. Pela primeira vez, haverá uma programação especial em comemoração ao aniversário do espaço público. O cronograma, preparado pela Prefeitura de Resende, segue no próximo domingo, dia 19 de julho, com o descarte solidário de resíduos eletroeletrônicos em sistema drive-thru, entre 9 e 15 horas, no próprio local. Já na terça-feira, dia 21, data em que o Parque das Águas foi inaugurado oficialmente, será exibida uma live no Instagram da prefeitura.

A apresentação ao vivo reunirá o presidente da Agência do Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR), Wilson Oliveira Ribeiro de Moura, o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), Thiago Zaidan, e o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Eustáquio Cunha, que abordarão assuntos relacionados ao histórico do parque, sua origem, curiosidades e aos variados momentos memoráveis.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as atividades que envolvem a celebração do aniversário do parque foram esquematizadas de forma diferenciada. Uma das ações em andamento para eternizar este ciclo que marca a história do parque é a pesquisa interativa, que busca construir um acervo memorial do local, com a participação efetiva da população. Para fazer parte desta remontagem da história de um dos maiores espaços de lazer e entretenimento ao ar livre da cidade, basta: preencher o formulário disponibilizado https://forms.gle/Jnwnro5rzdFhPjtM6; e, em seguida, compartilhar fotos, vídeos, músicas e poesias, por meio do link https://forms.gle/3DXunDGc5vJf9Uus5. A campanha interativa foi lançada na Semana do Meio Ambiente, que integra o calendário oficial de eventos do município, em junho deste ano.

O e-book será divulgado no dia 31 de julho no site institucional do governo municipal, com inserções sobre o link no Facebook e Instagram. O livro virtual englobará fotos da relação afetiva de colaboradores (público em geral) e de eventos realizados pela Prefeitura, além de textos informativos. As temáticas abordadas nos textos são: Resultados da pesquisa interativa do projeto “20 anos do Parque das Águas: uma relação de ecologia e amor”, por Cláudio Cotia, coordenador de Comunicação Ambiental e Recursos Hídricos, e Rosângela Vieira, bióloga e coordenadora de Educação Ambiental da AMAR/CREAR (Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende); Arborização do Parque das Águas, por Silviane Valeska, engenheira florestal e coordenadora do Horto Florestal Municipal/AMAR; Ponto de entrega voluntária de resíduos recicláveis, por Mayra Ferrari, bióloga da Assessoria de Coleta Seletiva da AMAR; Projetos de Educação Ambiental no Parque das Águas, por Rosângela Vieira; projetos da Casa da Cultura, por Angelo Tramezzino, coordenador do Arquivo Histórico Municipal de Resende; e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer.

O presidente da AMAR, Wilson Moura, destacou que o livro virtual servirá para registrar momentos importantes vivenciados nos últimos 20 anos, no Parque das Águas. “Como aquecimento do cronograma celebrativo, na Semana do Meio Ambiente foi impulsionada a pesquisa interativa nos canais oficiais da Prefeitura, visando coletar dados e registros fotográficos dos usuários do parque. O objetivo é levantar um acervo que abrangerá arquivos da percepção socioambiental do público visitante, bem como as atividades socioculturais, ambientais e eventos diversos promovidos no espaço coletivo. A coleta dos dados dos internautas será feita até o dia 24 de julho, por isso, corra e participe!”, explica.

Ele acrescentou que a live pretende levar aos telespectadores um pouco sobre a história do parque, com conteúdos socioambientais e culturais, além de artigos científicos a respeito da fauna e da flora. “Está programada uma live que contará um pouco sobre a origem do nome do parque e sua história geral. O Parque das Águas fica localizado em uma área onde estudos técnicos constataram a boa qualidade da água para o consumo. Atualmente, existe um poço artesiano – que distribui água para três bicas e um fontanário – no parque, cuja área total mede mais de 40 mil metros quadrados. A qualidade da água, forma de tratamento e distribuição são tópicos previstos para a live. O espaço foi concebido entre os anos de 1998 e 1999, sendo inaugurado em 2000, quando ocorreu a implantação da sede da AMAR. A área de lazer é reduto de praticantes de atividades físicas, que usufruem das pistas de caminhada e de skate. O local também abriga quadra de areia para jogos de vôlei e futebol. Recebe ainda eventos esportivos, como campeonato de aeromodelismo, vôlei e futebol de areia, além de eventos ecológicos e de educação ambiental”, informa.

Mora lembra que o Parque das Águas oferece ainda, oportunidades como cinema socioambiental, oficinas de artecologia, piqueniques, palco das ações da Semana do Ambiente e Dia da Árvore, entre outras. “O Parque das Águas está de braços abertos o ano todo, para a população, comunidade escolar e atletas. É uma área verde urbana que possibilita a contemplação da natureza, a prática de exercícios físicos, eventos culturais e promoção de outras ações. As árvores plantadas são nativas da Mata Atlântica e exóticas; existe arborização frutífera com oferta de jambo, goiaba, pitanga etc. A arborização, que está em fase de maturação em termos botânicos – com parte substituída ao longo dos anos, oportuniza a presença de biodiversidade da fauna (aves, pássaros e pequenos mamíferos). O Parque das Águas é um verdadeiro presente para a sociedade!”, reforça.

Deixe um Comentário