Resende promove evento alusivo ao ‘Dia da Mulher Negra’

0

RESENDE

A  Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promove hoje, um evento alusivo ao ‘Dia da Mulher Negra’. O encontro acontece a partir das 18 horas, no plenário da Câmara Municipal de Resende, localizada na Rua Padre Couto, nº 10, no Centro.

O evento terá início com uma fala de abertura das autoridades presentes, como a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, e a Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Sônia Freitas. Na sequência, uma palestra será ministrada pelas convidadas Bebiana Laura dos Santos e Mariane da Conceição, cujo tema será o ‘Feminismo Negro’, com um enfoque no encontro de gerações promovido entre as palestrantes. Ambas, inclusive, são engajadas em movimentos de negro e de mulheres.

De acordo com a coordenadora, Sônia de Freitas, o objetivo do evento é promover uma reflexão e debater sobre o espaço conquistado pela mulher negra na sociedade, abordando também assuntos como a luta contra o preconceito e o protagonismo em espaços pouco ocupados por este público. A participação é aberta para todas as pessoas que se encaixem ou queiram aprender e contribuir com o tema. “É muito importante promovermos essa discussão e levar a informação a todas as pessoas que comparecerem. A mulher negra precisa sair da invisibilidade e ocupar o seu espaço na sociedade. Nossa missão é trazer essas mulheres para o debate e oportunizar o protagonismo feminino negro, prezando sempre pela igualdade, fazendo valer o princípio da equidade”, ressalta a coordenadora.

Após a apresentação das convidadas, o espaço será aberto para um debate, solução de dúvidas ou por quem deseje levantar assuntos pertinentes ao tema principal. Além disso, de acordo com Sônia, será levado aos convidados o convite para a participação na ‘Marcha da Mulher Negra’, que acontece no Rio de Janeiro no próximo dia 28. Cerca de 30 mulheres de Resende já se articulam para endossar presencialmente a mobilização.

DIA DA MULHER NEGRA

Instituído pelo governo do Brasil pela Lei nº 12.987/2014 em 2014, o Dia da Mulher Negra foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha, celebrado no dia 31 de julho. A data, comemorada no dia 25 de julho, reforça a reflexão sobre temas importantes, como a cultura, a ancestralidade e o combate as diversas formas de preconceito e violência direcionados a essas mulheres.

Deixe um Comentário