Resende promove curso de capacitação em segurança e saúde no trabalho direcionado a operadores de máquinas pesadas

0

RESENDE

A Prefeitura de Resende iniciou nesta segunda-feira, dia 22, o Curso de Capacitação em Segurança e Saúde no Trabalho, voltado para servidores que operam máquinas pesadas. As aulas teóricas estão sendo realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Área de Exposições da cidade. O curso, que possui duração de 40 horas, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração, por meio do Departamento de Segurança do Trabalho, pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da Região do Médio Paraíba II, com sede em Resende, além do apoio da Defesa Civil do Município.

A capacitação abordará duas temáticas acerca de “Segurança e Saúde no Trabalho”: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais (NR11); e Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR12). O curso é ministrado por dois engenheiros de Segurança do Trabalho e uma técnica em Segurança do Trabalho, com a participação especial dos demais setores envolvidos.

O curso reúne operadores de máquinas pesadas – Divulgação

O secretário de Administração, Kaio Márcio Resende de Paiva, explicou sobre o planejamento do curso e a sua importância. “As aulas começaram nesta segunda-feira, 22, entre 7 e 11 horas. O curso é destinado, neste primeiro momento, para seis operadores de máquinas pesadas. Todos os participantes receberam apostilas com o conteúdo programático. O objetivo é estender a capacitação para os motoristas da Prefeitura, que, atualmente, são mais de 50 servidores concursados. O curso de preparação e reciclagem visa reforçar as medidas adotadas para diminuir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos servidores”, afirma o secretário.

Para Kaio de Paiva, os funcionários devem sempre estar preparados e atualizados para o exercício de suas funções. “E, por isso, formações, treinamentos e palestras fazem parte deste processo de conhecimento contínuo. O governo municipal busca cuidar de seus profissionais, fornecendo recursos e conhecimento necessários para a execução das atividades em segurança, refletindo, desta forma, em serviços de qualidade para a população”, reforça.

Entre os assuntos importantes a serem abordados durante a capacitação, podem ser citados: EPI (Equipamento de Proteção Individual); check-list das principais providências de segurança de cada máquina; operação das máquinas no período noturno; noções gerais de segurança do trabalho; segurança contra acidentes e incêndio; manutenção dos itens de segurança do maquinário; orientações sobre cuidados com freio, óleo de motor e outros sinalizadores; prevenção contra problemas auditivos; e ergonomia (estudo entre a relação do homem com o seu ambiente de trabalho).

 

Deixe um Comentário